Mercados

Inadimplência "considerável" afeta rating do banco Indusval

O volume de despesas com provisão sobre a carteira de crédito apresentou forte crescimento, alerta Fitch

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de julho de 2012 às 17h00.

São Paulo - A agência de classificação de rating Fitch está preocupada com um "considerável" aumento da inadimplência na carteira de crédito do banco Indusval (IDVL4). A deterioração da qualidade dos empréstimos afetou os resultados e levou o banco a reposicionar a estratégia de negócios, explica a agência em nota. O rating nacional de longo prazo de BBB+ para BBB, com perspectiva estável.

"Tendo em vista a significativa queda da cobertura dos ativos de maior risco, a Fitch acredita que as provisões para crédito ainda permanecerão em patamares acima do mercado em 2010, devido à deterioração da qualidade do crédito originado antes da crise", dizem os analistas Luiz Claudio Vieira e Jean Lopes. O Indusval tem porte modesto e opera em um mercado volátil, com relativa concentração em ativos e passivos, adiciona a agência. O banco foca nas atividades de capital de giro para pequenas e médias empresas, operações de trade finance e operações estruturadas.

"Além disso, contemplam a base de receitas focada em uma única linha de negócios, o middle market, e o crescente volume de inadimplência, acompanhado de elevadas despesas de provisão que pressionam seus resultados", mostra o relatório. Com o novo posicionamento estratégico, o banco decidiu avaliar mais profundamente a capacidade de pagamento do tomador do empréstimo. O Indusval é controlado pelas famílias Ribeiro e Ciampolini, além de Manoel Cintra e Antônio Rocha.

Siga as últimas notícias de Mercados no Twitter.
 

Acompanhe tudo sobre:AçõesAgências de ratingBancosbolsas-de-valoresIndusvalMercado financeiroRating

Mais de Mercados

Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscal

Entenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbio

Novo Nordisk cai 20% após resultado decepcionante em teste de medicamento contra obesidade

Após vender US$ 3 bilhões, segundo leilão do Banco Central é cancelado