Exame Logo

Ibovespa fecha em queda; bancos se recuperam após fala de Maia

Presidente Donald Trump aumenta tensão comercial com a China ao assinar decreto que pode banir operações do Tik Tok e WeChat nos EUA

Bolsa: Ibovespa cai 1,30% e encerra em 102.775,55 pontos (Cris Faga/NurPhoto/Getty Images)
GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 7 de agosto de 2020 às 17h03.

Última atualização em 7 de agosto de 2020 às 17h39.

A bolsa brasileira fechou em queda, nesta sexta-feira, 7, com o aumento da tensão comercial entre China e Estados Unidos, após o presidente Donald Trump assinar o decreto que bane as operações americanas dos aplicativos Tik Tok e WeChat em 45 dias, caso não sejam vendidas para uma empresa dos Estados Unidos. O Ibovespa, principal índice da B3, caiu 1,30% e encerrou em 102.775,55 pontos.

Segundo Trump, a medida foi necessária para “proteger a nação” e os dados pessoais dos americanos. Na bolsa de Hong Kong, as ações da Tencent, controladora do WeChat, caíram 5%.

Veja também

Jefferson Laatus, estrategista-chefe do Grupo Laatus, vê a atitude como alarmante por mexer com a Tencent, que é uma das maiores empresas de tecnologia da China e tem participação em diversos produtos de sucesso no Ocidente, como nas desenvolvedoras dos jogos Fortnite e League of Legends.

“Isso gera a expectativa de que as medidas se estendam para outros produtos dela e gere uma reação da China, principalmente contra a Apple, que tem no país asiático seu principal mercado”, afirmou.

Também esteve no radar do mercado o payroll de julho, que veio melhor do que o esperado apontando para a criação de 1,763 milhão de empregos não-agrícolas em julho ante a expectativa de 1,600 milhão novos postos. Após o resultado, os ativos de riscos, como ações e moedas emergentes, apresentaram alguma reação positiva, mas insuficiente para reverter o tom negativo.

“O payroll veio muito bom, mas o mercado está meio na dúvida, porque se viesse ruim, a necessidade de mais estímulos seria maior.”, disse Laatus.

Na bolsa, as ações dos grandes bancos chegaram a cair quase 3%, com os investidores repercutindo a aprovação do projeto do teto de juros pelo Senado. O movimento, porém, foi atenuado após o presidente Câmara, Rodrigo Maia, afirmar que irá arquivar o PL. Os papéis do Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Santander caíram 0,7%, 2,11%, 0,6% e 1,25%, respectivamente.

Com desvalorização do petróleo no mercado internacional, as ações da Petrobras contribuíram para a queda do Ibovespa, recuando cerca de 2,2%. Outra ação que exerceu forte pressão negativa sobre o índice foi a da Vale, que recuou 2,23%, tendo como pano de fundo a depreciação do minério de ferro, após a bolsa de Dalian alertar sobre comportamentos irracionais no mercado. A commodity, que vinha de forte alta na semana, caiu 1,1%, mas encerrou a semana em alta de 7,4%, segundo a Reuters.

No índice Small Caps, as ações do Burger King Brasil figuraram entre as maiores altas, após aumentar as vendas digitais em 217% no segundo trimestre para 107,1 milhões de reais. “O crescimento dos canais digitais e a tendência de evolução nas vendas daqui para frente são boas notícias”, afirma Bruno Lima, analista de renda variável da Exame Research. As ações do BK fecharam em alta de 6,72%.

Acompanhe tudo sobre:AçõesIbovespaMercado financeiro

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mercados

Mais na Exame