Invest

Ibovespa sobe pelo 10º pregão seguido e fecha próximo dos 129 mil pontos

O mercado repercutiu as falas do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), durante sabatina no congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) pela manhã

Ibovespa: índice fecha e alta pelo 10º pregão seguido (Germano Lüders/Exame)

Ibovespa: índice fecha e alta pelo 10º pregão seguido (Germano Lüders/Exame)

Rebecca Crepaldi
Rebecca Crepaldi

Repórter de finanças

Publicado em 12 de julho de 2024 às 10h40.

Última atualização em 12 de julho de 2024 às 17h17.

O Ibovespa fechou em alta pelo décimo pregão seguido nesta sexta-feira, 12, subindo 0,47% para 128.897 pontos, patamar não visto desde o começo de maio. A bolsa segue refletindo o clima de otimismo da véspera devido ao Índice de Preços ao Consumidor de junho (CPI, na sigla em inglês) abaixo do esperado.

Entretanto, investidores também repercutiram a divulgação hoje do Índice de Preços ao Produtor de junho (PPI), que veio acima das expectativas. Apesar do avanço inesperado, alguns itens do PPI, que também compõem o Índice de Preço de Consumo Pessoal (PCE, na sigla em inglês), métrica de inflação favorita do Federal Reserve (Fed, banco central americano), recuaram.

O movimento ajuda a manter as apostas dos investidores sobre o início do ciclo de corte de juros em setembro nos EUA, o que pressionou o dólar e o rendimento dos Treasuries, impactando positivamente as bolsas de Nova York, que registraram firmes altas - S&P500 (+0,49%), Dow Jones (+0,62%) e Nasdaq (+0,62%) - puxando também o Ibovespa para cima.

Ibovespa hoje

  • IBOV: +0,47% aos 128.897 pontos

Ontem, o Departamento de Estatísticas do Trabalho divulgou que o CPI de junho recuou 0,1%, enquanto o mercado esperava uma alta de 0,1%. Nos últimos 12 meses até junho, o índice ficou em 3%, frente às estimativas de uma alta anual de 3,1%. Após o dado, o mercado passou a precificar três cortes de juros pelo Federal Reserve (Fed, banco central americano) ainda neste ano.

Entretanto, hoje, o mesmo órgão divulgou que o PPI, conhecida como a inflação do produtor, subiu 0,2% em junho na comparação mensal, maior do que a esperada pelo consenso LSEG, que previa um PPI de 0,1%. Na comparação com junho de 2023, o índice avançou 2,6%, o mais alto desde março de 2023, enquanto as projeções apontavam para uma alta de 2,3%.

Segundo Leonel Mattos, analista de Inteligência de Mercado da StoneX, o PPI pode deixar os investidores ainda em alerta com relação ao desempenho da inflação no país. Entretanto, Mattos explica que há outro setor que pesa mais na decisão do Fed do que a inflação de produtores. “O próprio Federal Reserve quando comenta a necessidade de ter um grau de segurança mais elevado na estabilização inflacionária, relaciona mais aos preços de serviços.”

Radar político

De olho na agenda dos políticos, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), participou pela manhã de uma sabatina no congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Em suas respostas, Haddad comenta sobre o sistema tributário brasileiro, dizendo que defende uma estratégia de longo prazo para diminuir o imposto dos pobres no Brasil e tributar os ricos. “Acredito que temos outras formas de tornar mais justo o sistema tributário no Brasil, sem aumentar a carga.”

O ministro também defendeu a necessidade de paciência para colocar a situação fiscal do Brasil em ordem, mas disse que o governo considera uma "obsessão" organizar as contas. Sobre a reforma tributária, Haddad comemorou o resultado na Câmara e disse ter “certeza que vamos aprovar a reforma no Senado [...] Conversei com Pacheco e combinamos de tentar ajustar o texto apresentado por ele.”

Radar corporativo

A temporada de balanços do segundo trimestre de 2024 (2T24) teve início ontem, nos Estados Unidos. Hoje, o mercado repercute a divulgação dos resultados do Citigroup (CTGP34), JPMorgan (JPMC34), Wells Fargo (WFCO34) e BNY Mellon (BONY34).

Dólar hoje

Nesta sexta-feira, 12, o dólar caiu 0,20% a R$ 5,431. Na última sessão, a moeda fechou em alta de 0,55%, a R$ 5,442.

Como é calculado o índice Bovespa?

Principal índice de ações da bolsa brasileira, a B3, o Ibovespa é calculado em tempo real, baseado na média do desempenho dessa carteira teórica de ativos, cada uma com seu peso na composição do índice.

Funcionando como um termômetro do desempenho consolidado das principais ações para o mercado, cada ponto do Ibovespa equivale a 1 real. Por isso, se o IBOV está em 100.000 pontos, isso quer dizer que o preço da carteira teórica das ações mais negociadas é de 100.000 reais.

Que horas abre e fecha a bolsa de valores?

O horário de negociação na B3 vai das 10h às 17h. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 17h25 e 17h45. Já as negociações com o Ibovespa futuro ocorrem entre 9h e 16h55.

Acompanhe tudo sobre:Ibovespabolsas-de-valoresDólar

Mais de Invest

Como fazer inventário com herdeiro no exterior?

Como funciona a herança internacional?

“Banco Central saberá tomar a melhor decisão sobre juros”, diz CEO do Itaú

Quanto rende 60 milhões na poupança?

Mais na Exame