Invest

Ibovespa tem 7º pregão seguido de queda e se distancia dos 120 mil pontos

Vendas do varejo saem acima das expectativas no Brasil, mas não anima investidores; CVC tomba após balanço

Painel de cotações da B3: Ibovespa tem 7ª queda consecutiva (Germano Lüders/Exame)

Painel de cotações da B3: Ibovespa tem 7ª queda consecutiva (Germano Lüders/Exame)

Beatriz Quesada
Beatriz Quesada

Repórter de Invest

Publicado em 9 de agosto de 2023 às 10h57.

Última atualização em 9 de agosto de 2023 às 22h00.

O Ibovespa recuou nesta quarta-feira, 9, estendendo a sequência de perdas para o sétimo pregão. O principal índice da B3 caiu , aos pontos. Uma sequência tão grande de quedas não era vista desde junho de 2022.

Ibovespa hoje

  • IBOV: - 0,57%, aos 118.409 pontos

Entre as ações com maior peso do Ibovespa, a pressão negativa veio do setor bancário e da Vale (VALE3). Os bancos recuam em bloco em uma semana marcada pela divulgação de balanços do segundo trimestre. 

O balanço do Itaú (ITUB4) divulgado ontem veio dentro das expectativas, mas os investidores sentiram falta de um gatilho para alta das ações. O último bancão de varejo a apresentar seu resultado é o Banco do Brasil (BBAS3), que mostra os números após o fechamento do mercado.

“Além disso, há um movimento de aversão ao risco no setor bancário no exterior, após o anúncio de taxações na Itália e o rebaixamento do rating de bancos regionais nos EUA ontem”, avaliou Bruna Sene, analista da Nova Futura Investimentos. 

  • Santander (SANB11): - 1,27%
  • Bradesco (BBDC4): - 0,52%
  • Banco do Brasil (BBAS3): - 0,55%
  • Itaú (ITUB4): - 0,36%

Já a Vale voltou a cair em bloco com as siderúrgicas após novos dados preocupantes na China. O gigante asiático apresentou inflação levemente acima do esperado para julho, com alta de 0,2% ante expectativa de 0,1% de queda. Na comparação anual, no entanto, houve deflação de 0,3%, 0,1 ponto percentual abaixo do consenso.

  • Gerdau (GGBR4): - 4,05%
  • Gerdau Metalúrgica (GOAU4): - 3,90%
  • Vale (VALE3): - 0,90%

O que freia a queda do índice é a alta da Petrobras (PETR4), que avança junto com o petróleo. A preocupação com a demanda da China chegou a preocupar, mas perdeu espaço para a expectativa de cortes na oferta por parte de Arábia Saudita e Rússia.

  • Petrobras (PETR3): + 1,15%
  • Petrobras (PETR4): + 0,79%

No cenário macro, dados de vendas do varejo divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)  mostraram estabilidade no mês de junho ante expectativa de queda de 0,2%. Na comparação anual, as vendas subiram 1,3%. A reação foi positiva, mas não o suficiente para reverter a tendência negativa do Ibovespa.

Maiores quedas do Ibovespa

Em um dia majoritariamente negativo, as ações da CVC (CVCB3) ficaram entre as maiores quedas deste pregão. O motivo é a temporada de balanços: a companhia apresentou um prejuízo 76% maior no segundo trimestre, para R$ 167 milhões. 

Maiores altas do Ibovespa

  • Via (VIIA3): + 3,28%
  • São Martinho (SMTO3): + 3,22%
  • Rumo (RAIL3): + 2,32%

Veja também

Que horas fecha a bolsa de valores?

O horário de negociação na B3 vai das 10h às 17h. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 17h25 e 17h30. Já as negociações com o Ibovespa futuro ocorrem entre 9h e 17h55.

Acompanhe tudo sobre:Ibovespabolsas-de-valores

Mais de Invest

Americanas (AMER3) amplia desvalorização desde fraude e se torna uma das menores empresas da bolsa

Taesa muda política de dividendos; veja outras ações que podem pagar mais

‘Caixinhas’ do Nubank são porta de entrada para 70% dos investidores da fintech

Suzano (SUZB3) dispara na bolsa e sobe mais de 14% após desistir de comprar concorrente americana

Mais na Exame