Acompanhe:

Depois de operar na maior parte da sessão no negativo, o Ibovespa desta sexta-feira, 1°, virou e fechou em alta de 0,67%. Na semana, o índice somou 2,13%.  No primeiro dia de dezembro, o que de fato precificou o índice foram as falas dos presidentes dos bancos centrais dos Estados Unidos e também do Brasil.

Em evento em Atlanta, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, banco central americano), criticou as apostas crescentes de Wall Street de cortes de juros no primeiro semestre de 2024. Além disso, ele afirmou que o banco central agirá com cautela mas manterá a opção de mais aperto. “Seria prematuro concluir com confiança que atingimos uma posição suficientemente restritiva, ou especular sobre quando a política monetária poderá ser flexibilizada.” O tom cauteloso, no entanto, não assustou os investidores, visto que o dólar, que estava em alta juntamente com a curva de juros daqui, inverteram para queda, e o Ibovespa voltou a subir e operar próximo das máximas.

Ibovespa hoje

IBOV: +0,67%, aos 128.185 pontos.

Na avaliação de Andre Fernandes, head de renda variável e sócio da A7 Capital, o mercado está enxergando um cenário mais positivo com os últimos dados divulgados. “Então, mesmo com o discurso de Powell, citando que pode elevar os juros novamente caso necessário, o mercado está se baseando nos dados recentes e já vem precificando um cenário de ‘soft landing’ nos EUA, e com isso a probabilidade de um corte de juros em março do ano que vem ganhou força, e já está acima de 50%”, afirma.

Outros dados que fazem preço na bolsa hoje, tanto brasileira quanto as globais, são os números dos Índices de Gerente de Compras (PMIs) referentes ao mês novembro dos EUA. O indicador saiu de 50 em outubro para 49,4 em novembro. Já o PMI ISM Manufatureiro se manteve em 46,7 em novembro, mesmo valor de outubro.

Outro banqueiro central que falou hoje foi Roberto Campos Neto, presidente do BC do Brasil, em um evento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) aberto à imprensa. Durante o encontro, o mandatário defendeu que o ritmo de cortes de 0,50 ponto é apropriado, diante do comportamento da inflação corrente, do hiato da atividade e das expectativas de inflação. "Com as variáveis que temos na mão, ainda precisamos de juro em campo restritivo", disse.

Ainda por aqui, antes da abertura do mercado, o IBGE divulgou a Produção Industrial de outubro, que apresentou uma variação positiva de 0,1% na comparação mensal e ficou em 1,2% na anual. Os números ficaram levemente abaixo das expectativas, que eram de alta mensal e anual de  0,4% e 1,6%, respectivamente. “A indústria brasileira continua patinando para voltar a crescer e apesar do ambiente macroeconômico estar um pouco mais favorável neste segundo semestre com queda da Selic e massa salarial em alta, o setor ainda não sentiu a melhora”, aponta o economista André Perfeito.

Maiores altas do Ibovespa

Entre as altas desta sexta-feira, a Cielo (CIEL3) liderou as altas hoje e sobe com a expectativa de um fim de ano melhor em relação ao consumo. “A perspectiva de maiores quedas de juros em 2024 também ajuda no desempenho das ações da empresa”, diz Fernandes. Também foram positivamente influenciadas por essa perspectiva as ações da Magalu (MGLU3) e do Grupo Soma (SOMA3).

  • Cielo (CIEL3): +7,96%
  • Magazine Luiza (MGLU3): +7,43%
  • Soma (SOMA3): +7,37%

Maiores quedas do Ibovespa

Na lanterna do Ibovespa de hoje ficou a Braskem (BRKM5), devido a temores de que novos bairros possam afundar em Maceió (AL). Ontem, o Ministério Público Federal obteve uma liminar contra a Braskem (BRKM5) e a Prefeitura de Maceió para a inclusão de novos imóveis no programa de compensação da companhia.

Dólar hoje

O dólar fechou em queda nesta sexta-feira. A moeda americana caiu 0,70%, a R$ 4,881. Na quinta, o dólar fechou em alta de 0,56%, cotado a R$ 4,915.

Como é calculado o índice Bovespa?

Principal índice de ações da bolsa brasileira, a B3, o Ibovespa é calculado em tempo real, baseado na média do desempenho dessa carteira teórica de ativos, cada uma com seu peso na composição do índice. 

Funcionando como um termômetro do desempenho consolidado das principais ações para o mercado, cada ponto do Ibovespa equivale a 1 real. Por isso, se o IBOV está em 100.000 pontos, isso quer dizer que o preço da carteira teórica das ações mais negociadas é de 100.000 reais.

Que horas abre e fecha a bolsa de valores?

O horário de negociação na B3 vai das 10h às 18h. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, enquanto o after-market ocorre entre 18h25 e 18h45. Já as negociações com o Ibovespa futuro ocorrem entre 9h e 17h55.

Confira as últimas notícias de Invest:

Créditos

Últimas Notícias

Ver mais
Quem foi Charlie Munger, homenageado em carta anual de Warren Buffett
seloMercados

Quem foi Charlie Munger, homenageado em carta anual de Warren Buffett

Há 6 horas

Os "negócios maravilhosos" para investir, segundo Warren Buffett
seloMercados

Os "negócios maravilhosos" para investir, segundo Warren Buffett

Há 11 horas

Petrobras: produção de Mero vai chegar a quase 600 mil barris diários de produção
seloMercados

Petrobras: produção de Mero vai chegar a quase 600 mil barris diários de produção

Há 12 horas

Recessão nos EUA parece cada vez mais distante, diz ex-diretor do BC
seloMercados

Recessão nos EUA parece cada vez mais distante, diz ex-diretor do BC

Há 14 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais