Invest

Ibovespa cai 1,86% com temores sobre nova mutação da covid-19

Otimismo com vacinas da lugar à preocupação após países dá Europa suspenderem voos para se protegerem de doença, que pode ser até 70% mais contagiosa

Painel de cotações da B3 | Foto: Germano Lüders/Exame (Germano Lüders/Exame)

Painel de cotações da B3 | Foto: Germano Lüders/Exame (Germano Lüders/Exame)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 21 de dezembro de 2020 às 09h41.

Última atualização em 22 de dezembro de 2020 às 15h42.

O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, fechou a segunda-feira, 21, com queda de 1,86%, a 115.822 pontos. O mercado reagiu negativamente às notícias sobre a mutação do coronavírus encontrada no sul da Inglaterra, que pode ser até 70% mais contagiosa que as variações em circulação atualmente. A queda de hoje foi a maior desde o dia 12 de novembro, quando a bolsa recuou 2%.

Embora a variação do coronavírus tenha sido descoberta na última semana, a reação do mercado só ocorreu nesta segunda, após países da Europa suspenderem voos para o Reino Unido. Com as novas medidas para conter o avanço da covid, ações de algumas das principais empresas aéreas do continente, como a IAG, da British Airways, chegaram a cair mais de 10%.

No Brasil, as ações de companhias aéreas e de empresas de turismo também despencaram. Os papéis da Gol (GOLL4) foram os que mais perderam no dia, com variação de -4,7%. A fabricante de aeronaves Embraer (EMBR3) registrou baixa de 4,36%, e a operadora de turismo CVC (CVCB3) recuou 3,8%.

Com uma nova variação potencialmente mais contagiosa em circulação, mais de 30 países decidiram interromper as viagens para o Reino Unido, em uma tentativa de conter a nova mutação do vírus. O receio de que surtos aconteçam em outros lugares, levando a mais restrições sanitárias, incentivou os investidores a se desfazer de posições nos setores aéreos e de turismo.

A mesma incerteza permeou a queda nas cotações do petróleo. No dia 21, o preço do barril de petróleo recuou mais de 2%, o que afetou diretamente as ações da Petrobras, no Brasil. Os papéis PETR4 recuaram 3,8% no pregão da segunda-feira. Caso novas restrições de circulação surjam, e caso a economia seja afetada por esses fechamentos, o consumo de petróleo e de derivados (como o querosene, da aviação) pode afetar o resultado financeiro das petroleiras, incluindo o da estatal brasileira.

Dólar

No mercado de câmbio, os temores sobre a mutação do vírus também estiveram presentes, com o índice Dxy, que mede a variação do dólar ante seus pares, chegando a registrar a maior alta em três meses. No Brasil, a moeda americana subiu 0,79%, para 5,12 reais -- trata-se do maior valor desde o dia 4 de dezembro.

Assim como a bolsa, o dólar abriu o dia em um ambiente mais volátil. A moeda americana chegou a valorizar mais de 2% e ser negociada acima de 5,20 reais, o que não ocorria desde o início do mês. Mas, assim como o Ibovespa, o real se recuperou e, no período da tarde, o dólar passou a ser vendido abaixo de 5,15 reais.

As ações caíram. É hora de comprar? Descubra e saiba gerir melhor seus investimentos com o BTG Pactual Digital.

Para Bruno Musa, sócio da Aqcua Investimentos, o fato de as bolsas globais estarem próximas de suas máximas históricas contribuiu para um movimento de queda mais acentuado, assim como o fato de haver menos pregões nesta e na próxima semana devido ao Natal e ao Ano Novo, o que impediria a venda de ativos se a situação se deteriorasse.

"O mercado ainda não sabe [o efeito da mutação do coronavírus], então se antecipa e coloca o lucro no bolso para fazer caixa para o ano que vem", afirma Musa.

No radar dos investidores está o pacote econômico, que pode ser votado ainda hoje, depois de meses de negociações entre republicanos e democratas. Bastante aguardado pelo mercado, o estímulo é avaliado em 900 bilhões de dólares e deve ser o segundo maior da história dos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:bolsas-de-valoresIbovespa

Mais de Invest

Como ganhar milhas com cartão de crédito?

Como saber se tenho milhas? Descubra agora

Quais índices de ações acompanhar para investir nos EUA?

"Mercado precifica cenário de quase crise fiscal no Brasil, que não é verdade", diz Mansueto Almeida

Mais na Exame