Mercados

FTSE fecha em baixa com queda das ações de commodities

O dólar subia nos mercados cambiais após o presidente do Fed de St. Louis dizer que outro aumento dos juros nos Estados Unidos "pode não estar longe"


	Bolsas de Valores: as ações da Anglo American, Glencore e da Rio Tinto caíram, com o índice de matérias-primas STOXX Europe 600 Basic Resources recuando 1,6%
 (Thinkstock)

Bolsas de Valores: as ações da Anglo American, Glencore e da Rio Tinto caíram, com o índice de matérias-primas STOXX Europe 600 Basic Resources recuando 1,6% (Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de março de 2016 às 15h01.

Londres - As ações europeias caíram pela quarta sessão seguida nesta quinta-feira, pressionadas pela queda das principais empresas de mineração e energia e da varejista de moda Next.

O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 teve queda de 1,46 por cento, a 1.317 pontos, na última sessão da semana, com volumes relativamente baixos antes do feriado de Páscoa. O índice também teve sua segunda perda semanal seguida.

O dólar subia nos mercados cambiais após o presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, dizer que outro aumento dos juros nos Estados Unidos "pode não estar longe".

Porém, isso por sua vez impactou as mineradoras europeias já que o dólar forte torna os metais mais caros para os detentores de outras moedas.

As ações da Anglo American, Glencore e da Rio Tinto caíram, com o índice de matérias-primas STOXX Europe 600 Basic Resources recuando 1,6 por cento.

O índice de energia STOXX Europe 600 Oil and Gas também caiu, 1,3 por cento, pressionado pelas quedas da Royal Dutch Shell, Total e BP com a desvalorização do petróleo.

A varejista de moda britânica Next despencou 15 por cento. A empresa divulgou um aumento de 5 por cento em seu lucro anual, mas alertou que 2016 pode ser o ano mais duro que terá desde 2008, já que espera um ambiente econômico difícil.

Acompanhe tudo sobre:AçõesComércioCommoditiesVarejo

Mais de Mercados

Ações da Heineken caem após perda de quase US$ 1 bilhão na China

Petrobras (PETR4) cai mais de 2,5% e puxa Ibovespa para baixo

Entenda por que o mercado ficará de olho no Banco Central do Japão nesta semana

Focus, balanços, contas públicas e relatório de produção da Petrobras: o que move o mercado

Mais na Exame