Mercados

Fitch analisa diminuir a qualificação da Espanha

A nota do país, atualmente em AA-, pode diminuir ainda mais porque o déficit público em 2011 foi muito maior que o previsto

O déficit público da Espanha no final de 2011 se aproxima de cerca de 8% do PIB (Philippe Huguen/AFP)

O déficit público da Espanha no final de 2011 se aproxima de cerca de 8% do PIB (Philippe Huguen/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2012 às 13h36.

Frankfurt - A agência de qualificação de crédito Fitch acredita que existe um risco de reduzir a nota da dívida soberana da Espanha, atualmente em AA-, no final do mês, porque o déficit público em 2011 foi muito maior que o previsto.

O diretor de dívida soberana da Fitch, David Riley, disse à Agência Efe: 'estamos preocupados no que se refere ao descumprimento do objetivo de déficit fiscal de 2011'.

'É uma preocupação significativa e um dos fatos que faz com que quando revisarmos a dívida soberana da Espanha exista o risco de descer a qualificação, porque achamos que o objetivo de 2011 ia ser de um jeito e não foi assim', disse Riley após participar de uma conferência sobre a crise da dívida na zona do euro.

'O déficit do orçamento é maior do que pensávamos por isso que há um risco material que a Espanha seja degradada no final do mês', afirma o diretor de dívida soberana de Fitch. O déficit público da Espanha no final de 2011 se aproxima de cerca de 8% do Produto Interno Bruto (PIB).

Riley avaliou as medidas que o novo Governo espanhol está aplicando e classificou seu programa como 'ambicioso' no sentido de que tem a intenção de controlar o orçamento, enfrentar os problemas do setor bancário e reformar o mercado de trabalho para solucionar o problema do desemprego. 

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEuropaPiigsFitchAgências de ratingCrises em empresasEspanhaDívida pública

Mais de Mercados

A queda da Barbie? Ações da Mattel despencam 24% após fraco desempenho no fim de ano

Domino’s nomeia um veterano do McDonald’s como seu novo CEO

País não sobrevive se metade das pessoas recebe cheque do governo, diz Stuhlberger

Produção da Petrobras cresce 19% no 4º trimestre, puxada pelo pré-aal