"A situação na Hungria não me preocupa", disse Juncker (.)
Da Redação
Publicado em 6 de junho de 2010 às 10h58.
Paris - O chairman do Eurogroup, grupo de ministros de Finanças da zona do euro, Jean-Claude Juncker, descartou no domingo preocupações de que a Hungria possa enfrentar uma crise de dívida soberana ao estilo da Grécia e disse que o atual valor do euro não o preocupa.
"A situação na Hungria não me preocupa", disse Juncker à TV5 Monde e Radio France Inter em entrevista que será transmitida no final do domingo.
Temores com a situação fiscal na Hungria levaram o euro ao menor patamar contra o dólar em quatro anos na sexta-feira e reacenderam preocupações de que a Europa Oriental poderia revelar sua fragilidade financeira.
Contudo, o governo húngaro disse no sábado que pretende atingir a meta de déficit fiscal deste ano e descreveu os comentários sobre a crise de dívida como "exagerados".
Juncker, que também é premiê de Luxemburgo, disse ainda que não está preocupado com o atual nível do euro.
Ele apoiou os pedidos de políticos do continente para que a Europa tenha sua própria agência de ratings, seguindo às críticas que atingiram a imagem de agências de classificação de risco em meio à crise de crédito global.