Mercados

Escândalo: ex-diretor do Barclays responsabiliza Bob Diamond

"Tudo o que fiz foi com base em conversas que tive com Bob Diamond", declarou o banqueiro canadense

O ex-conselheiro delegado do banco britânico Barclays Bob Diamond: "Transmiti a instrução tal qual a recebi", afirmou o ex-diretor (©AFP/Archives / Carl Court)

O ex-conselheiro delegado do banco britânico Barclays Bob Diamond: "Transmiti a instrução tal qual a recebi", afirmou o ex-diretor (©AFP/Archives / Carl Court)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de julho de 2012 às 18h45.

Londres - Jerry del Missier, ex-diretor de operações do Barclays que renunciou pelo escândalo de manipulação das taxas interbancárias, declarou nesta segunda-feira que agiu por instrução do ex-conselheiro delegado do banco, Bob Diamond, que também deixou o cargo.

Del Missier reconheceu ante a Comissão do Tesouro da Câmara dos Comuns que deu instruções a um dos serviços do banco - o money market desk - para que fosse reduzida a taxa transmitida à Associação de Banqueiros Britânicos (BBA) para o cálculo da taxa interbancária britânica Libor e a europeia Euribor.

"Tudo o que fiz foi com base em conversas que tive com Bob Diamond", declarou o banqueiro canadense, explicando que o ex-conselheiro delegado lhe disse que teve uma discussão o vice-governador do Banco da Inglaterra, Paul Tucker. "Transmiti a instrução tal qual a recebi", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasBancosPaíses ricosEuropaReino UnidoFinançasEmpresas inglesasBarclaysbancos-de-investimento

Mais de Mercados

A queda da Barbie? Ações da Mattel despencam 24% após fraco desempenho no fim de ano

Domino’s nomeia um veterano do McDonald’s como seu novo CEO

País não sobrevive se metade das pessoas recebe cheque do governo, diz Stuhlberger

Produção da Petrobras cresce 19% no 4º trimestre, puxada pelo pré-aal