Dona do TikTok, ByteDance suspende planos de IPO, diz WSJ
Movimento ocorre em meio a aperto regulatório do governo chinês a empresas de tecnologia do país; autoridade teria pedido para que empresa concentrasse esforços em segurança cibernética
Da Redação
Publicado em 12 de julho de 2021 às 09h57.
A chinesa ByteDance, dona do aplicativo TikTok , suspendeu seus planos de fazer uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) por tempo indefinido, de acordo com Wall Street Journal, que teve acesso a uma fonte a par do assunto.
Segundo o jornal, a empresa planejava abrir capital em Hong Kong ou nos Estados Unidos, mas seu fundador, Zhang Yiming, mudou de ideia após reguladores da China pedirem para que a empresa concentre esforços na segurança cibernética.
Na última semana, a China sinalizou que irá intensificar a fiscalização sobre listagem de ações fora do país. O cerco regulatório ocorre após o IPO da empresa de aplicativos de transporte DiDi , da 99, na Bolsa de Valores de Nova York, (NYSE, na sigla em inglês). Autoridades do país teriam "sugerido" o adiamento da operação. Após a oferta, a empresa chegou a ter aplicativo suspenso no país.
No ano passado, o IPO da fintech Ant Group, que tinha potencial de ser o maior da história, foi cancelado de última hora. Entre os motivos estariam críticas de Jack Ma, presidente do Alibaba, controlador do grupo, ao sistema regulatório do governo chinês. Após o cancelamento da oferta, Ma ficou dois meses sem aparecer publicamente.
Avaliada em 180 bilhões de dólares, a ByteDance também vem preocupando as agências regulatórios chinesas. Em março deste ano, a Administração de Ciberespaço da China denunciou 105 aplicativos por coleta e uso ilegal de dados pessoais, de acordo com o South China Morning Post, tendo entre eles o TikTok.