Dólar pode voltar para menos de R$ 5 ou alta veio para ficar?
Juros baixos nos EUA e o aumento de gastos com a pandemia levaram o dólar a se desvalorizar frente a várias moedas emergentes, mas não frente ao real
Da Redação
Publicado em 27 de abril de 2021 às 11h19.
Última atualização em 27 de abril de 2021 às 11h48.
Cinco reais e noventa e quatro centavos. Essa foi a máxima atingida pelo dólar em relação ao real na história. O número foi registrado no dia 14 de maio de 2020. Isso significa que, na época, para comprar 1 dólar era necessário ter quase seis reais. Esse valor diminuiu, mas a valorização não parou. Geralmente há três motivos principais que fazem o dólar subir ou descer: o resultado da balança comercial, os gastos no exterior - e de estrangeiros aqui no Brasil - e a taxa de juros .
Os juros baixos nos Estados Unidos e o aumento de gastos públicos para combater os efeitos da pandemia levaram o dólar a se desvalorizar frente a várias moedas, particularmente de países emergentes. Mas não frente ao real. A situação levanta várias dúvidas sobre a economia e os investimentos.
Quer saber qual o setor mais quente da bolsa no meio deste vaivém? Assine a EXAME Invest Pro
A alta do dólar veio para ficar? Quais são as perspectivas para a moeda no curto e longo prazo? E como os investidores devem se comportar diante desse resultado?
No episódio #023 do Exame Agora, o especialista em dólar Jefferson Laatus e o professor de relações internacionais da Faap, Vinicius Vieira, respondem a essas e outras questões sobre a moeda norte-americana.