Mercados

Dólar vira e fecha em alta com pior do cenário externo

Moeda americana sobe 0,5% na semana e interrompe sequência de quedas semanais

Dólar sobe 0,2% e encerra vendido por 5,333 reais (Robert Alexander/Reuters)

Dólar sobe 0,2% e encerra vendido por 5,333 reais (Robert Alexander/Reuters)

GG

Guilherme Guilherme

Publicado em 11 de setembro de 2020 às 09h19.

Última atualização em 11 de setembro de 2020 às 17h11.

O dólar fechou em alta de 0,2% contra o real nesta sexta-feira, 11, sendo negociado por 5,333 reais na venda. Pela manhã, a moeda americana abriu em queda, mas virou ao longo do dia com a piora das bolsas americanas, que sofreram mais um dia de perdas de ações de tecnologia.

"A piora do cenário interno atrelada à baixa liquidez no período da tarde fizeram o dólar virar", afirma Vanei Nagem, analista de câmbio da Terra Investimentos. "Hoje é sexta-feira, na dúvida, o investidor fica comprado em dólar para passar o fim de semana."

“O desempenho do dólar está bem ligado com as bolsas americanas, o que não vinha acontecendo. Ontem, por exemplo, a moeda voltou acompanhou o mal humor estrangeiro, com os investidores vendendo ações e indo para o dólar”, afirma Jefferson Ruik, diretor de câmbio da Correparti.

 

Embora tenha interrompido a sequência de quedas semanais, subindo 0,5% nesta semana, Ruik há perspectiva de entrada de dólares com captações corporativas no exterior e a nova safra de IPOs previstos na B3, o que poderia favorecer a cotação do real. “Isso em algum momento vai trazer muito dólar para o país. As captações já começaram.” Ontem, Embraer e Suzano, juntas, captaram 1,5 bilhão de dólares.

Em dia de agenda econômica esvaziada, o principal indicador ficou com os dados de inflação dos Estados Unidos, que voltaram a ficar acima do esperado. Divulgado nesta manhã o núcleo do Índice de Preços ao Consumidor de agosto teve alta anual de 1,7% ante os 1,6% de alta anual esperado. Em relação ao mês anterior, a alta foi de 0,4%.

No exterior, o dólar se valoriza contra outras moedas emergentes, como a lira turca e a rúpia indiana. O índice Dxy, que mede o desempenho do dólar perante divisas desenvolvidas, também virou para alta

Acompanhe tudo sobre:CâmbioDólarMoedas

Mais de Mercados

A queda da Barbie? Ações da Mattel despencam 24% após fraco desempenho no fim de ano

Domino’s nomeia um veterano do McDonald’s como seu novo CEO

País não sobrevive se metade das pessoas recebe cheque do governo, diz Stuhlberger

Produção da Petrobras cresce 19% no 4º trimestre, puxada pelo pré-aal