Mercados

Dólar a 3,15; Caixa capitalizada…

Bolsa sobe, mas perde os 58.000 Com grande oscilação durante o dia, o Ibovespa fechou em alta de 0,12%. Na semana, a alta foi de 0,62%, puxada pela melhora no cenário político após a aprovação da continuidade do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, na comissão no Senado. O índice chegou perto dos 58.000 pontos […]

DÓLAR (Gary Cameron/Reuters)

DÓLAR (Gary Cameron/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de agosto de 2016 às 18h48.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h24.

Bolsa sobe, mas perde os 58.000

Com grande oscilação durante o dia, o Ibovespa fechou em alta de 0,12%. Na semana, a alta foi de 0,62%, puxada pela melhora no cenário político após a aprovação da continuidade do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff, na comissão no Senado. O índice chegou perto dos 58.000 pontos nesta sexta-feira, mas caiu novamente e fechou em 57.661. O melhor resultado foi da produtora de açúcar e álcool Cosan, que quebrou uma série de quedas, encerrando com alta de 5,4%. A companhia de energia Cemig teve a maior baixa, 3,41%, seguida pela Suzano Celulose, 3,38%.

__

Dólar mais baixo do ano

O dólar recuou 0,8%, fechando o dia em 3,15 reais, o menor valor dos últimos 14 meses. Na semana, a queda acumulada da moeda americana foi de 2,28%, a maior desde a última semana de junho. O número é sinal de otimismo para os investidores estrangeiros, que começam a voltar ao Brasil.

__

Prejuízo e alta na Marisa

A varejista de roupas Lojas Marisa teve alta de 14,1% nas ações ordinárias após prejuízos menores do que o previsto em seu relatório trimestral. O prejuízo, 9,2% menor do que no segundo trimestre do ano passado, foi de 18,4 milhões de reais. A receita da companhia aumentou 1,8% na mesma base de comparação, chegando a 624,1 milhões de reais. Há um trabalho de queimar estoques antigos na companhia. Só no segundo trimestre de 2016 a queda de estoque foi de 30,7%.

__

Novos horizontes da Ser

O grupo educacional Ser teve um lucro de 63,7 milhões de reais no segundo trimestre deste ano, um valor 30,1% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado. As vendas cresceram 6% na mesma comparação e fecharam o trimestre em 289,6 milhões. As ações ordinárias da companhia fecharam o dia com alta de 3,46%. No mês passado, a Ser perdeu a disputa pela compra da educacional Estácio para a Kroton e agora aposta na expansão. No primeiro semestre, a Ser abriu seis unidades presenciais e planeja outras 19 para os próximos dois anos.

__

Recessão mais branda?

Segundo o Banco Central, a trajetória recessiva da economia, que vem desde 2014, teve “relativa moderação” entre os meses de março e maio. Para o BC, isso é resultado da melhora da confiança de empresários e consumidores, favorecidos pelos efeitos positivos dos ajustes econômicos realizados pelo governo interino. No entanto, o índice de atividade econômica do Banco Central (IBC-Br) recuou 1% no mesmo período em comparação com os três meses anteriores. Segundo o relatório, a retração é “significativamente inferior” à registrada em outros períodos.

__

Caixa reforçada

A Caixa Econômica recebeu um aumento de 2,78 bilhões de reais no capital do banco depois de incorporar uma reserva de lucro das loterias federais. O presidente interino Michel Temer deu autorização para a incorporação, que foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira. O capital social do banco, um dos principais fatores para medir a capacidade de concessão de empréstimos, passou a ser de 24,84 bilhões de reais. O reforço permite à Caixa expandir as operações de crédito em 25 bilhões de reais.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mercados

Ibovespa renova máxima histórica de olho em corte de juros nos EUA

Ações da Bayer disparam após vitória na Justiça dos EUA

B3 divulga 2ª prévia do Ibovespa para janela de setembro a dezembro de 2024; veja como ficou

Prévia do PIB, discussão sobre emendas e palestra de Campos Neto: o que move o mercado

Mais na Exame