Mercados

Corretor do UBS é acusado de outro crime e permanece detido

Kweku Adoboli foi agora acusado de fraude, crime que se soma aos três aos quais já havia sido acusado na primeira audiência, por abuso de posição e contabilidade falsa

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de setembro de 2011 às 09h51.

Londres - O corretor de 31 anos suspeito de ter causado perdas milionárias ao banco suíço UBS "lamenta profundamente o ocorrido", afirmou seu advogado em uma audiência realizada nesta quinta-feira em Londres, na qual foi acusado de outro crime e ordenado a seguir na prisão até o dia 20 de outubro.

Kweku Adoboli "lamenta profundamente o ocorrido. Foi ao UBS e lhes disse o que havia feito, e está consternado pela escala das consequências de seu desastroso erro de cálculo", declarou Patrick Gibbs durante a audiência realizada no Tribunal de Magistrados da City, o bairro financeiro da capital britânica.

Adoboli, vestido sobriamente com um terno cinza escuro, camisa branca e gravata azul, foi agora acusado de fraude, crime que se soma aos três aos quais já havia sido acusado na primeira audiência, por abuso de posição e contabilidade falsa.

Além disso, uma das acusações anteriores foi alterada para incluir o valor de ao menos 1,5 bilhão de dólares que pode ter feito o UBS perder com supostas operações não autorizadas, embora o procurador, David Levy, acredite que a soma era provavelmente de 2,3 bilhões de dólares, montante não confirmado até o momento.

O próprio banco suíço revisou em alta no domingo sua perda potencial a 2,3 bilhões de dólares, contra os 2 bilhões anunciados inicialmente, no maior escândalo deste tipo desde que, em 2008, o corretor francês Jerome Kerviel fez o banco francês Société Générale perder cerca de 5 bilhões de euros com operações não autorizadas.

Adoboli deverá comparecer novamente diante do juiz no dia 20 de outubro.

Acompanhe tudo sobre:bancos-de-investimentoEmpresasEmpresas suíçasFraudesJustiçaUBS

Mais de Mercados

Cade dá aval para dona do Burger King operar Subway no Brasil

Divisora de águas, compra de campo Peregrino deixa Itaú BBA ainda mais otimista com a Prio (PRIO3)

Ibovespa fecha em queda repercutindo inflação nos EUA e dados do emprego do Brasil

Inflação nos EUA, recorde na China e dados de emprego no Brasil: o que move o mercado