Invest

China restringe produção de aço e afeta demanda por minério da Vale

Cortes fazem parte dos esforços do governo chinês para economizar eletricidade e reduzir emissões do setor altamente poluente

Foto: Germano Lüders/Exame (Germano Lüders/Exame)

Foto: Germano Lüders/Exame (Germano Lüders/Exame)

B

Bloomberg

Publicado em 1 de setembro de 2021 às 09h38.

Os futuros do minério de ferro ampliaram as perdas, chegando a cair até 6,4% em Singapura, em meio à desaceleração das operações de aço na China, o que encolhe a demanda pela matéria-prima.

Esta é a terceira baixa consecutiva da commodity, que ontem derrubou as ações da Vale (VALE3) em 1,37% e colocou a siderúrgica CSN (CSNA3) como a maior baixa do dia, com queda de 4,99%. Com a nova queda, o pregão desta quarta-feira pode aguardar mais dificuldades para os papéis de mineradoras e siderúrgicas.

A queda é causada esforços do governo chinês para economizar eletricidade e reduzir as emissões do setor altamente poluente, o que resulta em demanda mais fraca. A baixa do minério de ferro nos últimos dias vem na esteira de uma alta de quase 14% na semana passada, com o otimismo de que a temporada do setor de construção na China no quarto trimestre impulsionaria o consumo.

Recentes medidas para limitar a produção de aço na província de Guangxi estão sendo aplicadas, e inspeções ambientais na província de Sichuan também levaram algumas usinas a interromperem as operações, disse Wang Haitao, analista da Huatai Futures. Os preços do minério de ferro podem cair ainda mais, afirmou.

Guangxi, uma importante província siderúrgica, ordenou que usinas locais reduzam a produção em 30% este mês, disse a consultoria Mysteel, sem citar como obteve a informação. Além disso, a província chinesa de Hebei aprovou 13 projetos de minério de ferro em agosto, segundo divulgado pela Mysteel na terça-feira.

Os novos projetos podem aumentar a oferta à vista, e investidores devem ficar atentos para controles das negociações pela bolsa, disseram em relatório analistas da Ruida Futures na quarta-feira.

Em outro sinal de desaceleração do crescimento na China, a atividade fabril encolheu pela primeira vez desde abril de 2020 sob o impacto de novos surtos de Covid-19, que interromperam a produção, segundo um indicador privado. A queda do índice dos gerentes de compras de manufatura medido pelo Caixin foi pior do que os dados oficiais do setor.

Em Singapura, os futuros de minério de ferro caíam 5,9%, para US$ 143,25 a tonelada, às 13h38 no horário local. Os preços do minério de ferro chinês perderam quase 5%, enquanto os futuros do aço também recuaram.

Acompanhe tudo sobre:ChinaMinério de ferroSiderurgiaSiderúrgicasVale

Mais de Invest

Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscal

Alavancagem financeira: 3 pontos que o investidor precisa saber

Boletim Focus: o que é e como ler o relatório com as previsões do mercado

Entenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbio