Mercados

Cetip inicia plataforma de debênture a descoberto em agosto

A Cetip trabalha agora para adaptar os detalhes técnicos antes de pedir autorização final do Banco Central e iniciar a oferta do novo produto


	Cetip: o órgão regulador brasileiro exige que apenas papéis negociados em uma plataforma que inclua clearing possam ser objeto de venda a descoberto
 (Reprodução)

Cetip: o órgão regulador brasileiro exige que apenas papéis negociados em uma plataforma que inclua clearing possam ser objeto de venda a descoberto (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2012 às 17h46.

São Paulo - A Cetip SA - Mercados Organizados, maior câmara de compensação de ações do Brasil, começa em agosto a operar uma plataforma de negociação que vai permitir aos investidores vender debêntures a descoberto, disse o diretor financeiro Francisco Carlos Gomes.

O órgão regulador brasileiro exige que apenas papéis negociados em uma plataforma que inclua clearing possam ser objeto de venda a descoberto. A Cetip trabalha agora para adaptar os detalhes técnicos antes de pedir autorização final do Banco Central e iniciar a oferta do novo produto, disse Gomes.

“ Para aumentar a liquidez no mercado de debêntures, é importante que investidores tenham acesso a esse tipo de instrumento”, disse Gomes em entrevista no escritório da Cetip em São Paulo. “Pelas regras do Banco Central, para esse tipo de transação é preciso que exista uma contraparte central, para que o sistema seja mais seguro.”

A empresa aposta que um avanço das debêntures com os cortes da taxa básica de juros promovidos pelo Banco Central que levaram a Selic ao menor patamar da história e os esforços do governo para estimular a emissão de dívida corporativas ampliem a demanda pelos títulos. A Cetip está investindo R$ 76 milhões, ou 7 por cento de sua receita líquida, em tecnologia este ano para aperfeiçoar as plataformas existentes e desenvolver novas, disse o executivo.

Acompanhe tudo sobre:Empresasservicos-financeirosEmpresas americanasaplicacoes-financeirasMercado financeiroCetipDebêntures

Mais de Mercados

A queda da Barbie? Ações da Mattel despencam 24% após fraco desempenho no fim de ano

Domino’s nomeia um veterano do McDonald’s como seu novo CEO

País não sobrevive se metade das pessoas recebe cheque do governo, diz Stuhlberger

Produção da Petrobras cresce 19% no 4º trimestre, puxada pelo pré-aal