Cainiao, divisão logística do Alibaba (BABA34), abre sede para América Latina no Brasil
A empresa abriu um centro de distribuição logística que vai permitir atender mais de mil cidades brasileiras
Carlo Cauti
Publicado em 14 de novembro de 2022 às 08h51.
O Alibaba (BABA34) anunciou nesta segunda-feira, 14, que o Cainiao, sua divisão de operações de logística, abriu sua sede para a América Latina em São Paulo.
A expansão ocorre em um momento em que o crescimento do varejo da China desacelera, como o Alibaba que, pela primeira vez em sua história, não divulgou as vendas totais do Dia dos Solteiros, tradicional momento de pico de faturamento.
O objetivo do grupo fundado por Jack Ma parece ser aumentar a presença internacional. A plataforma de comércio eletrônico da empresa, AliExpress, voltou-se recentemente para a Coréia do Sul e para o Brasil, além de estar tentando há anos uma entrada no mercado da União Europeia (UE).
Cainiao vai aumentar a presença do Alibaba (BABA34) no Brasil
O Cainiao é responsável para o envio da maioria dos pedidos do AliExpress da China para o Brasil. Segundo a Alibaba, a divisão de logística opera oito voos fretados por semana entre os países e quer contribuir para que produtos brasileiros, como café e frutas, possam chegar com mais facilidade ao mercado chinês.
No total, cerca de 6% do faturamento da Alibaba é produzido pelo Cainiao. Os resultados trimestrais do gigante chinês do varejo eletrônico serão divulgados nesta quinta-feira, 16.
Cainiao também trabalha com empresa brasileiras, com um centro de triagem próprio que foi instalado no Brasil, podendo cobrir mais de mil cidades e entregas em até um dia em São Paulo e alguns outros locais.
A Cainiao informou que nos próximos três anos, planeja instalar mais mil centros de armazenamento logístico em 10 cidades do Brasil para entrega de pacotes e alimentos. A empresa também salientou que pretende lançar mais nove centros de distribuição em sete estados do Brasil.