Mercados

Bolsonaro entre a faca e a CPMF e tudo para ler antes de a Bolsa abrir

Assessor econômico de Bolsonaro, Paulo Guedes gerou uma crise na campanha ao sugerir imposto nos moldes da CPMF

Jair Bolsonaro: O candidato a presidente pelo PSL está internado desde o último dia 6 (Twitter/Reprodução)

Jair Bolsonaro: O candidato a presidente pelo PSL está internado desde o último dia 6 (Twitter/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2018 às 07h47.

Última atualização em 20 de setembro de 2018 às 07h54.

São Paulo – Leia as principais notícias desta quinta-feira (20) para começar o dia bem informado:

As quentes do dia

Alckmin e Ciro tentam sprint final no berço lulista, o Nordeste. A 15 dias das eleições, a região que tradicionalmente mais dá votos ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é alvo preferencial de vários candidatos.

“Corrupção na Odebrecht é a mais organizada da história do capitalismo”. Para Transparência Internacional, esquema da Odebrecht não tem paralelo no mundo. Em entrevista a EXAME, diretor diz que criminosos deveriam ser banidos da empresa.

Proposta sobre imposto gera crise na campanha de Bolsonaro. Ideia foi explanada pelo economista Paulo Guedes, assessor econômico do candidato do PSL, para um grupo de investidores.

Datafolha: Bolsonaro tem 28% e Haddad vai a 16%. Segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira, Ciro Gomes (PDT) é o único candidato que venceria todos os candidatos no segundo turno.

Holanda abre ação contra a Petrobras. O Tribunal Distrital de Roterdã autorizou a abertura de um tipo de ação coletiva contra a Estatal por causa de prejuízos sofridos por investidores com os casos de corrupção investigados na Lava-Jato.

Dia do Gaúcho é marco de eleição inusitada no RS. Enquanto isso, na disputa para governador: José Ivo Sartori (MDB) lidera com 29% das intenções de voto, seguido por Eduardo Leite (PSDB), com 25%

Votos brancos e nulos suspendem a eleição? Entenda a polêmica. É comum nas redes sociais circular correntes pedindo votos nulos em forma de protesto; STF explica.

Política e mundo

Bolsonaro telefonou para Guedes pedindo explicações sobre proposta da CPMF. Segundo Major Olimpio, o presidenciável não tinha sido consultado pelo economista sobre o assunto.

Lula diz que general Mourão precisa de “curso sobre humanismo”. "General Mourão, não julgue avós e mães pobres pelo seu conceito medíocre sobre a espécie humana", disse Lula em carta publicada na sede da Polícia Federal.

Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto. Geraldo Alckmin e Fernando Haddad estão empatados com 13%; Ciro Gomes teve queda e registra 8%, contra 11% da pesquisa anterior.

Ibope: Skaf tem 24% e Doria, 23% na disputa ao governo de São Paulo. Em terceiro lugar aparece Márcio França, com 9% - um ponto porcentual a mais do que na última pesquisa.

Em novo vídeo no Twitter, Temer critica Doria: “Desacelera”. Presidente critica tentativa do candidato ao governo de São Paulo de se desvincular da sua gestão.

Crescimento de Bolsonaro faz a alegria de fabricante de armas. Na visão de um grupo crescente de investidores, o posicionamento do candidato do PSL pode impulsionar os negócios da maior fabricante de armas do Brasil.

Enquanto você desligou…

Copom mantém Selic em 6,5% pela quarta vez seguida. Na última reunião antes das eleições presidenciais, Banco Central decide manter Selic inalterada no mais baixo patamar da história

Burger King estreia em aplicativos de entregas e prevê milhões de pedidos. A empresa pretende expandir as operações do sistema de entregas para mais de cinquenta cidades

Amazon considera abrir mais de 3 mil lojas sem caixas até 2021A varejista já tem três dessas lojas em Seatlle e planeja expandir para Chicago, São Francisco e Nova York.

 

Agenda

Nesta quinta-feira, será divulgado nos Estados Unidos a reunião da Opep, os pedidos iniciais por seguro desemprego, o índice de atividade industrial Fed Filadélfia e as vendas de casa usadas.

Acompanhe tudo sobre:DatafolhaEleições 2018Fernando HaddadJair Bolsonaro

Mais de Mercados

Goldman Sachs vê cenário favorável para emergentes, mas deixa Brasil de fora de recomendações

Empresa responsável por pane global de tecnologia perde R$ 65 bi e CEO pede "profundas desculpas"

Bolsa brasileira comunica que não foi afetada por apagão global de tecnologia

Ibovespa fecha perto da estabilidade após corte de gastos e apagão global

Mais na Exame