Mercados

Bolsa sobe 1,5%; Comando novo na GM…

Bolsa + 1,5% No início da semana de conclusão do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, o Ibovespa subiu 1,5%. O desempenho positivo também foi impulsionado pelas bolsas americanas — os principais índices, Dow Jones e S&P 500, subiram pouco mais de 0,50%. O dólar recuou 1,21% e fechou o dia em 3,23 reais. […]

PETROBRAS: companhia bateu recorde de produção de petróleo em 2016 / Germano Lüders

PETROBRAS: companhia bateu recorde de produção de petróleo em 2016 / Germano Lüders

DR

Da Redação

Publicado em 29 de agosto de 2016 às 18h58.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h55.

Bolsa + 1,5%

No início da semana de conclusão do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, o Ibovespa subiu 1,5%. O desempenho positivo também foi impulsionado pelas bolsas americanas — os principais índices, Dow Jones e S&P 500, subiram pouco mais de 0,50%. O dólar recuou 1,21% e fechou o dia em 3,23 reais. Entre os papéis mais negociados estão as ações preferenciais da Petrobras, as quais subiram 2,5%, e as do Itaú Unibanco, que tiveram alta de 1,76%. Do lado negativo, os papéis preferenciais da Usiminas caíram 3,9%. Na sexta-feira 26, a companhia anunciou o pedido de renúncia de Fumihiko Wada como membro de seu conselho de administração após sete anos.

_

Vale estável

A agência de classificação de risco Standard & Poors revisou a perspectiva de nota da mineradora Vale de negativa para estável. A agência elevou suas projeções para o minério de ferro. “Os atuais preços favoráveis dos metais estão garantindo fluxos de caixa adicionais para a mineradora brasileira Vale, reduzindo pressões de alavancagem”, afirma a agência. Segundo a S&P, a Vale elevará sua geração de caixa operacional em cerca de 2 bilhões de dólares neste ano e manterá o nível de caixa próximo a 3 bilhões de dólares ao fim do ano, diminuindo a necessidade de venda de ativos para evitar um alto endividamento. As ações preferenciais da Vale subiram 2,3% nesta segunda-feira.

_

Venda de 6 bi?

A Petrobras está em fase final para vender sua rede de gasodutos Nova Transportadora Sudeste (NTS), avaliada entre 5,5 bilhões e 6 bilhões de dólares. Desde maio, a estatal está em negociação exclusiva com a gestora de ativos canadense Brookfield para a venda de sua subsidiária de gasodutos. Segundo informações da agência de notícias Bloomberg, a petroleira poderá vender mais do que os 81% da NTS previstos. Petrobras e Brookfield não quiseram comentar o assunto.

_

Comando novo na GM

A montadora GM anunciou que seu atual diretor financeiro, Carlos Zarlenga, será o novo presidente da companhia no Brasil a partir do dia 1o de setembro. Ele substituirá Santiago Chamorro, promovido a vice-presidente de conectividade e relação com o cliente na sede da montadora em Detroit. Segundo a companhia, Chamorro terá como missão consolidar e expandir a Chevrolet no país. A GM planeja investir 13 bilhões de reais no país até 2019.

_

Fies ocioso

Mais de 30% das vagas do Fies neste ano devem ficar ociosas. Segundo levantamento do Mapa do Ensino Superior do Semesp, sindicato das instituições de ensino superior, de um total de 278.000 financiamentos ofertados, apenas 222.000 foram preenchidos. A maior ociosidade foi vista no primeiro semestre, quando metade das 250.000 vagas não foi preenchida.

_

Expectativa da indústria cai

Após uma sequência de cinco altas, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) do Brasil diminuiu 1 ponto, para 86,1 pontos, em agosto. Segundo a Fundação Getulio Vargas, isso indica uma tendência de acomodação, e não uma mudança na tendência de alta. O resultado em agosto foi influenciado pela piora na expectativa em relação aos próximos meses. “A combinação de resultados mostra continuidade da tendência de ajuste de estoques associada a uma calibragem para baixo do nível de atividade”, disse Aloisio Campelo Junior, superintendente de estatísticas públicas da FGV/IBRE, em nota.

_

Trifil + Lupo

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a compra da companhia de roupas Scalina, dona das marcas Trifil e Scala, pela Lupo. O anúncio da compra foi feito em julho, sem divulgação do valor. “Observa-se que as participações conjuntas das requerentes relativas aos itens referentes a roupas íntimas e meias encontram-se abaixo de 20%, patamar legal acima do qual se considera a possibilidade de exercício de poder de mercado”, afirmou parecer interno do Cade.

 

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mercados

Quem é o brasileiro que pode mudar o rumo da compra da U.S. Steel

Revolução no venture capital: como o Touring Capital está redefinindo o setor

Os 10 ETFs com maior retorno em 2024, segundo a Quantum Finance

Maior petroleira do mundo, Saudi Aramco diversifica e vai investir em lítio