Mercados

Bolsa de Tóquio tem queda de 0,98%, aos 8.841 pontos

O índice Nikkei permaneceu no campo positivo na sessão da manhã. Mas trocou de sinal após o anúncio do resultado da reunião de política monetária do Banco do Japão

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de outubro de 2012 às 05h12.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou em queda nesta terça-feira, na pior pontuação em duas semanas. O Nikkei caiu 0,98% e terminou aos 8.841,98 pontos, após baixa de apenas 0,04% na sessão de segunda-feira.

O índice permaneceu no campo positivo na sessão da manhã. Mas trocou de sinal após o anúncio do resultado da reunião de política monetária do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês). A ampliação do programa de compra de ativos do BoJ em 11 trilhões de ienes (US$ 138 bilhões) - incluindo 1 trilhão de ienes em ativos de riscos como os fundos ETF - veio em linha com as expectativas do mercado.

Os investidores, contudo, esperavam uma flexibilização um pouco maior por parte do BoJ, segundo os traders. Por causa disso, a forte valorização do iene sobre o dólar acabou pesando mais no mercado e derrubando o Nikkei. O índice também sofreu com o enfraquecimento da economia japonesa, devido aos dados que mostraram forte queda na produção industrial em setembro.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Ações da Usiminas (USIM5) caem 16% após balanço; entenda

"Se tentar prever a direção do mercado, vai errar mais do que acertar", diz Bahia Asset

"O dólar é o grande quebra-cabeça das políticas de Trump", diz Luis Otavio Leal, da G5 Partners

Vale (VALE3) sobe após aumento de 210% em lucro e puxa Ibovespa para cima

Mais na Exame