Mercados

Bolsa chinesa recebe aprovação para futuros de ferro

Maior importador global da matéria-prima do aço, tem tentado retirar poder de precificação das mãos das mineradoras globais


	Ferro:  futuros de minério de ferro de Dalian serão os primeiros derivativos negociados atrelados ao mercado físico
 (Rich Press/Bloomberg)

Ferro:  futuros de minério de ferro de Dalian serão os primeiros derivativos negociados atrelados ao mercado físico (Rich Press/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de setembro de 2013 às 15h08.

Xangai - A Bolsa de Commodities de Dalian recebeu aprovação dos órgãos reguladores para lançar os primeiros contratos futuros de minério de ferro da China, no movimento mais recente na tentativa de controlar os preços de referência da segunda commodity que mais negociada no mundo.

A China, maior importador global da matéria-prima do aço, tem tentado retirar poder de precificação das mãos das mineradoras globais desde que os contratos começaram a migrar das negociações anuais para o mercado à vista desde 2010.

Os futuros de minério de ferro de Dalian serão os primeiros derivativos negociados atrelados ao mercado físico, tornando-os fortes competidores contra os contratos de swap de minério de ferro com liquidação financeira negociados na bolsa de Cingapura e pelo CME Group.

A Comissão de Regulação de Títulos da China (CSRC, na sigla em inglês) disse nesta sexta-feira que aprovou o lançamento.

A Dalian espera listar o contrato até o final do ano, disse uma fonte com conhecimento direto do assunto, mas que não estava autorizada a falar com a imprensa. Os compradores terão a opção de entregas físicas ou liquidação financeira.

Os contratos de minério de ferro da Dalian terão lotes de 100 toneladas de minério com 62 por cento de teor de ferro. A bolsa também deverá criar prêmios e descontos para diferentes graduações de minério, disse a fonte.


A Bolsa de Dalian não quis comentar o assunto.

Atualmente, mineradoras globais como Rio Tinto , BHP Billiton e Vale vendem minério para siderúrgicas chinesas com base em índices como o Steel Index <.IO62-CNI=SI>, o Metal Bulletin Iron Ore Index <.IO62-CNO=MB> e o Platts Iron Ore Index.

Um crescente número de siderúrgicas privadas chinesas e negociantes de minério de ferro têm usado os swaps de minério de ferro neste ano como ferramente de proteção de preços.

No entanto, a capacidade de travar preços em plataformas no exterior é limitada por restrições cambiais, o que deve dar aos futuros de Dalian forte participação dos agentes de mercado chineses.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaCommoditiesMinérios

Mais de Mercados

"Alta não é exagerada e dólar pode ir a R$ 6 se o governo não mudar o discurso", diz Alfredo Menezes

Entenda por que o México é um dos principais beneficiados da alta do dólar

Ibovespa fecha em queda com déficit pior que o esperado; dólar sobe e e renova máxima no ano

PCE dos EUA, debate entre Biden e Trump e BTG Pactual (BPAC11): o que move o mercado

Mais na Exame