Black Friday 2023: vendas de produtos de farmácia dispararam mais de 200% no PicPay
Busca por produtos para minimizar calor também cresceram; veja os principais produtos adquiridos
Repórter de finanças
Publicado em 29 de novembro de 2023 às 08h00.
A Black Friday da diversificação também chegou ao PicPay. Apesar dos eletrodomésticos ainda serem os mais buscados, a venda de outros itens menos comuns chamou a atenção, é o que revela à EXAME Invest Rita Lemos, executiva do PicPay Shop. Segundo a porta-voz,as vendas de produtos de farmácia foram o destaque, crescendo 211% no período.
“Existe a etapa da Black Friday, que é de uma compra planejada, mas tem muita compra de oportunidade, principalmente aquelas com o ticket médio menor. Para comprar um telefone, a pessoa se planeja antes. Mas um perfume ou algo mais barato, você está propenso a comprar por impulso. Então o que vimos foi uma queda de 4% no ticket médio da compra”, afirma a executiva.
Outra curiosidade também foi a busca por produtos relacionados ao calor. Assim como o Google revelou um dia antes da Black Friday, a venda de ar-condicionado e ventilador também cresceram no período. “Coisas relacionadas ao calor normalmente tem uma sazonalidade de fim de ano, mas a gente sentiu uma busca maior por esse tipo de produto, principalmente ar-condicionado e ar-condicionado portátil”, pontua Lemos.
E os serviços não ficaram de fora.Vendas de pacotes de Airbnb tiveram um crescimento de 94% durante o período.No segmento de gift-card, destaque para gift-card de games, que cresceu 25% em relação a Black Friday do ano passado. Mas, é claro, os eletrodomésticos seguem sendo os itens mais procurados no período, com a air fryer figurando no topo da lista, seguida pelo Iphone, smart TV, Galaxy e lavadoura de roupas.
Leia também:
- Demora na entrega e maquiagem de preços: as principais reclamações durante a Black Friday
- Black Friday 2023: caiu em um golpe? Veja como denunciar e o que fazer
Black Friday no PicPay
Dados exclusivos disponibilizados à reportagem mostram que houve umaumento de 68% de abertura de contas no período, fazendo a instituição financeira atingir a marca dos 35 milhões de clientes ativos.
Além disso, o PicPay registrou um recorde em volume de vendas transacionado via afiliados no PicPay Shop: um crescimento de 28% em comparação a novembro do ano passado. Ao todo, há 330 empresas afiliadas dentro do aplicativo, incluindo grandes varejistas como Casas Bahia (BHIA3), Magazine Luiza (MGLU3) e Natura (NTCO3).
Mais uma novidade foi a mudança de público. Comumente, a data é conhecida pelos grandes descontos, muitas vezes aproveitados por um público de média e baixa renda. Contudo, neste ano, Lemos afirma que 20% das vendas foram feitas por segmento de alta renda dentro do PicPay Shop - quem tem uma renda de R$ 15 mil ou mais de R$ 40 mil investido no PicPay.
Qual foi a estratégia do PicPay para a Black Friday?
Os bons resultados, segundo a executiva, são derivados de uma somatória de fatores, como segmentação de clientes para cashback e condições de acúmulo de benefícios, que permitia, por exemplo, uma desconto no PicPay Shop somado a um cashback caso o usuário pagasse com o PicPay Card.
“Com a base do Open Finance, nós entendemos o comportamento de compra de um determinado cliente. Então sabíamos quem é um cliente que compra em pet shop e quem é um cliente que compra em loja de casa de construção. A partir disso, estruturamos estratégias para dar cashback diferentes para determinados segmentos de clientes. Assim, nós demos mais para quem tem mais chance de trazer retorno”, comenta.