Mercados

Bernanke “admite dopar” o mercado em entrevista a Oprah

Economista faz uma sátira da entrevista da apresentadora com o ciclista Lance Armstrong para criticar o presidente do BC americano


	Ben Bernanke, do Federal Reserve: "imprimir dinheiro é provavelmente o meu pior vício”
 (Reprodução)

Ben Bernanke, do Federal Reserve: "imprimir dinheiro é provavelmente o meu pior vício” (Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de janeiro de 2013 às 12h17.

São Paulo - Aproveitando a grande repercussão da entrevista em que Lance Armstrong admitiu à apresentadora americana Oprah Winfrey – mais de 28 milhões de pessoas assistiram o programa ao vivo -, o economista americano Peter Schiff fez uma paródia em animação de como seria a entrevista de Oprah com o presidente do Federal Reserve (Fed – o Banco Central americano), Ben Bernanke.

Schiff é presidente da gestora de investimentos Euro Pacific Capital, sediada em Connecticut – EUA, e um conhecido vídeo-blogger.

O vídeo, que foi postado com o nome de A entrevista de Oprah Winfrey que você deveria ter visto: Ben Bernanke confessa anos de doping para melhora de desemepnho econômico, reproduz o formato da entrevista de Oprah e Lance e começa com perguntas às quais Bernanke tem que responder com sim ou não. 

Bolhas

Você manteve as taxas de juros baixas artificialmente e por tempo indeterminado, apesar dos avisos de que poderia estar criando uma nova bolha?, pergunta a mais famosa apresentadora dos EUA.

Sim, confessa Bernanke. Oprah continua: você imprimiu dinheiro através dos programas de afrouxamento monetário conhecidos como QE (Quantitative Easing)? ao que o presidente do Fed se vê obrigado a revelar: sim, esse é provavelmente o meu pior vício.


Em uma crítica à desregulação do sistema financeiro internacional que propiciou a criação de bolhas especulativas a partir de valorizações de títulos sem lastros reais, Schiff faz Oprah perguntar se há alguma política monetária que ainda não foi utilizada pelo Banco Central. Ao que Bernanke responde: bom, eu ia dizer que ainda não tentamos usar o dinheiro do Banco Imobiliário, mas já estamos fazendo planos para usá-lo.

Estímulos

Assim como Armstrong, Bernanke admite que estava viciado e que vem enganando o mundo com seus programas de estímulo monetário. Ele fala ainda sobre a influência de Alan Greenspan (presidente do Fed entre 1987 e 2006) e confessa sua culpa pela crise financeira global que se arrasta desde 2008.

Quando Oprah pergunta de onde Bernanke pega o dinheiro para todos esses programas de afrouxamento monetário, a resposta é simples: do computador. Então é como créditos em um videogame?, rebate a apresentadora. Essa não é a minha metáfora favorita, mas..., admite o presidente do Fed. Confira o vídeo:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesCelebridadesAtletasMercado financeiroCrise econômicaFed – Federal Reserve SystemEconomistasOprah WinfreyLance ArmstrongBen Bernanke

Mais de Mercados

A queda da Barbie? Ações da Mattel despencam 24% após fraco desempenho no fim de ano

Domino’s nomeia um veterano do McDonald’s como seu novo CEO

País não sobrevive se metade das pessoas recebe cheque do governo, diz Stuhlberger

Produção da Petrobras cresce 19% no 4º trimestre, puxada pelo pré-aal