Painel com cotações na bolsa brasileira, a B3 | Foto: Germano Lüders/EXAME (Germano Lüders/Exame)
Da Redação
Publicado em 16 de dezembro de 2021 às 07h43.
A B3 (B3SA3) divulga nesta quinta-feira, dia 16, a segunda prévia da nova carteira do Ibovespa, que vai vigorar no primeiro quadrimestre de 2022, de 3 de janeiro a 29 de abril.
A primeira prévia apontou a entrada de duas ações: Porto Seguro ON (PSSA3) e Positivo Tec ON (POSI3), o que, se confirmado no fim do mês, levará o índice de referência da bolsa brasileira a contar com 93 ações de 89 empresas. A única saída foi a unit da Getnet (GETT11).
O índice tem ficado mais diversificado em número de empresas e setores, embora o peso ainda esteja concentrado em ações de companhias de commodities e de bancos, como reflexo do volume de negociação de cada uma.
Os cinco ativos que apresentaram o maior peso na composição do índice na primeira prévia, divulgada no início deste mês, foram:
Nos cinco papeis com maior peso, a principal diferença foi o aumento da participação de Vale e Petrobras, em razão do momento atravessado pela bolsa neste fim de 2021: as ações de empresas de commodities passaram a ser mais negociadas, ao mesmo tempo em que as de outros setores perderam espaço.
A atual composição do Ibovespa tem os seguintes cinco ativos como os de maior peso:
A terceira e última prévia do próximo Ibovespa será divulgada no próximo dia 29.