Mercados

Ações do Facebook caem mais de 13%

Após IPO marcado por problemas técnicos, ação vale 33 dólares

Nasdaq exibe Mark Zuckerberg em telão durante IPO do Facebook (©AFP / Emmanuel Dunand)

Nasdaq exibe Mark Zuckerberg em telão durante IPO do Facebook (©AFP / Emmanuel Dunand)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de maio de 2012 às 12h07.

São Paulo – Na sexta-feira aconteceu a tão esperada estreia do Facebook (FB) no mercado financeiro. Após realizar sua oferta pública de ações (IPO), a rede social vê hoje uma forte queda em seus papéis. Com poucos minutos de operação, a ação já registrou desvalorização de 13,68% na mínima do dia, cotada em 33 dólares.

Em termos absolutos, a ação está cinco dólares mais “barata” do que o preço alcançado no lançamento dos papéis, de 38 dólares. Durante sua estreia na sexta-feira, as ações chegaram a subir 18%, para 45 dólares, embora tenham fechado quase estáveis.

Problemas técnicos

No domingo, o CEO da Nasdaq, Robert Greifeld, falou para repórteres nos Estados Unidos sobre problemas técnicos que ocorreram na estreia da rede social na bolsa.

O Washington Post destacou que o executivo se declarou “humildemente envergonhado” com o que aconteceu. Já o Deal Book, do The New York Times, afirma que executivo, que chamou a operação de um “sucesso imperfeito”, destacou que a estreia foi um sucesso, mas que a bolsa “evidentemente não estava feliz com a própria performance”.

Segundo as publicações, alguns problemas técnicos atrasaram o surgimento da cotação da empresa para o público e investidores operaram sem saber se suas ordens de compra e venda estavam sendo executadas. O executivo garantiu que isso não influenciou na cotação dos papéis. Algumas ordens, porém, realmente não foram executadas. Hoje a bolsa lançou um plano para essas operações.

http://d1nfmblh2wz0fd.cloudfront.net/items/loaders/loader_1063.js?aoi=1311798366&pid=1063&zoneid=14729&cid=&rid=&ccid=&ip=http://d1nfmblh2wz0fd.cloudfront.net/items/loaders/loader_1063.js?aoi=1311798366&pid=1063&zoneid=14729&cid=&rid=&ccid=&ip=

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaFacebookInternetMercado financeiroNasdaqRedes sociais

Mais de Mercados

Netflix supera expectativa e registra 277 milhões de assinaturas pelo mundo

Ações da CrowdStrike caem 18%, com apagão cibernético; CEO diz que falha está 'sendo corrigida'

Microsoft chega a cair quase 3% no pré-mercado após apagão cibernético

Bloqueio de R$ 15 bi e corrida eleitoral americana: os assuntos que movem o mercado

Mais na Exame