Mercados

Ações da GOL disparam após separação do Smiles

Empresa avalia a realização de IPO da Smiles S.A., mas afirma que não há estimativa para conclusão da operação


	Ações da GOL acumulam valorização de 25% em dezembro
 (REUTERS/Nacho Doce)

Ações da GOL acumulam valorização de 25% em dezembro (REUTERS/Nacho Doce)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de dezembro de 2012 às 10h32.

São Paulo – A quarta-feira é marcada pela disparada das ações preferenciais da GOL (GOLL4). Na máxima do dia, os papéis eram negociados a 12,85 reais, assumindo a ponta positiva do Ibovespa, com uma alta de 13,5%.

O mercado repercute hoje o recente noticiário envolvendo a companhia. Na última sexta-feira, a GOL comunicou a segregação das atividades do programa de relacionamento Smiles, que passarão a ser conduzidas pela Smiles S.A., empresa "recentemente constituída".

Na ocasião, a GOL reiterou que avalia a realização de uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da Smiles S.A., mas que ainda não há "qualquer estimativa ou previsão para conclusão destas análises", disse a empresa.

Também na última sexta-feira, a companhia aérea anunciou que a demanda total de passageiros recuou 9,3% em novembro ante o mesmo período de 2011, segundo comunicado ao mercado. A oferta de assentos do sistema total caiu 15,9%, enquanto a taxa de ocupação subiu 5 pontos percentuais, para 69,1%, na mesma base de comparação.

No mercado doméstico, a demanda caiu 9,9%, enquanto a oferta de assentos recuou 16,9%, levando a taxa de ocupação a 69,8% no período.

Segundo a GOL, o recuo na oferta de assentos está em linha com a sua estratégia, e ocorreu principalmente pela "redução de oferta nas operações da Webjet. A estratégia visa ajustar a oferta ao novos patamares de custo da indústria nacional".

As ações da GOL acumulam valorização de 25% em dezembro.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoB3bolsas-de-valorescompanhias-aereasEmpresasEmpresas brasileirasGol Linhas AéreasServiçosSetor de transporte

Mais de Mercados

CVC sobe 7% na bolsa com poison pill e alta das ações domésticas

Em meio a pressão por boicotes, ação do Carrefour sobe 3,31%

O saldo final – e os vencedores – da temporada de balanços do 3º tri, segundo três análises

Warren Buffett doa US$ 1,1 bilhão em ações da Berkshire Hathaway: "Nunca quis criar uma dinastia"