Mercados

Ações de bancos espanhóis caem; Madri cede mais de 3%

Madri - As ações dos bancos da Espanha operam em forte queda e pressionam o mercado de ações local à medida que renovados receios com relação à dívida soberana se espalham da Grécia para o país Ibérico. Às 9h25 (de Brasília), Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) caía 4,97% e Banco Santander declinava 4,06%, enquanto o […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Madri - As ações dos bancos da Espanha operam em forte queda e pressionam o mercado de ações local à medida que renovados receios com relação à dívida soberana se espalham da Grécia para o país Ibérico. Às 9h25 (de Brasília), Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) caía 4,97% e Banco Santander declinava 4,06%, enquanto o índice Ibex-35 da Bolsa de Madri recuava 3,04%, para 10.105,80 pontos.

Operadores citaram especulação do mercado sobre um iminente rebaixamento dos ratings da Espanha e a possibilidade de o país ser obrigado a pedir um pacote de ajuda similar ao concedido à Grécia. As ações de bancos espanhóis menores também tinham grandes perdas, assim como companhias altamente alavancadas no setor de infraestrutura e construção.

Tanto a Fitch Ratings quanto a Moody's Investors Service afirmaram hoje que mantêm o rating AAA e a perspectiva estável para a dívida soberana da Espanha, o que aliviou parte da pressão sobre as ações espanholas. Na semana passada, a Standard & Poor's rebaixou o país em uma nota, para AA.

Nem todos os analistas compartilham esses temores. O Société Générale divulgou hoje uma nota intitulada "Espanha não é a Grécia: nós estamos agora taticamente otimistas", na qual diz acreditar que a Espanha não é "o próximo dominó a cair no sul da Europa" e que a perspectiva cíclica para o país está melhorando. Para o SocGen, embora o risco soberano continue sendo uma preocupação, a reação do mercado com relação à Espanha tem sido excessiva. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

A queda da Barbie? Ações da Mattel despencam 24% após fraco desempenho no fim de ano

Domino’s nomeia um veterano do McDonald’s como seu novo CEO

País não sobrevive se metade das pessoas recebe cheque do governo, diz Stuhlberger

Produção da Petrobras cresce 19% no 4º trimestre, puxada pelo pré-aal