Mercados

5 razões para prestar atenção nas ações da AES Eletropaulo

Para Planner, empresa é a preferida do setor e deve render 20% em dividendos neste ano

Maior queda: Eletropaulo  | -8,9% (Germano Luders)

Maior queda: Eletropaulo | -8,9% (Germano Luders)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de julho de 2011 às 11h27.

São Paulo – A multa de 26,7 milhões de reais aplicada à AES Eletropaulo (ELPL4) pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), devido aos problemas no fornecimento de energia, não deve ter impacto nas ações preferenciais da empresa.  O analista Rafael Andreata, da corretora Planner, lembra que a empresa ainda pode entrar com recursos para recorrer desta decisão da penalidade. “Além disso, o impacto dessa multa seria algo de apenas 0,16 por ação”, explica.

Andreata afirma ainda que a Eletropaulo é sua preferida dentre as opções do setor elétrico e reitera a recomendação de compra dos papéis preferenciais. O preço-alvo é de 40,13 reais, um potencial de valorização de 10,5%. A expectativa para o rendimento sobre dividendos (dividend yield) é de aproximadamente 20% para 2011.  

Em 2011, as ações da AES Eletropaulo registram valorização de 30%, enquanto o Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, amarga uma perda de 14%. Já índice que mede o desempenho de empresas do setor elétrico na bolsa, o IEE, entrega ganhos de 8% no período.

Andreata lista os 5 motivos para o posicionamento nas ações:

1 Bom resultado no primeiro semestre de 2011. Os números serão traduzidos numa distribuição aproximada de 2,70 reais por ação em dividendos. Trata-se de um dividend yield - relação entre os proventos pagos em dinheiro por uma empresa e a cotação das ações no mercado - semestral de 7,4%. A AES Eletropaulo teve lucro de 281,9 milhões de reais no primeiro trimestre de 2011. O resultado representa um aumento de 27% em relação ao lucro do mesmo período do ano passado.

2 Postergação da revisão tarifária. Isso permitirá a AES Eletropaulo contar com um bom desempenho no segundo semestre do ano, devido a tarifação cheia.

3 Venda da AES Atimus. A operação deverá gerar um ganho para AES Eletropaulo de aproximadamente 450 milhões de reais. Em julho, o grupo de telefonia TIM Participações fechou acordo para comprar a empresa de telecomunicações da AES no Brasil, Atimus, por cerca de 700 milhões de euros (1 bilhão de dólares). Antes de ser adquirida, a Atimus tinha um plano de investimento de 400 milhões de reais até 2015.

4 Múltiplos com excesso de desconto. As ações preferenciais da companhia operam com um múltiplo preço/lucro de 4,8 vezes para o final de 2011 e 7,4 vezes para o final de 2012. Já o múltiplo EV/EBITDA (valor da empresa/geração operacional de caixa) opera em 5,5 vezes ao final de 2011 e 4,9 vezes para o final de 2012

5 A revisão dos parâmetros do 3º Ciclo de Revisão Tarifária. A nova regulação trará benefícios ao desempenho operacional da empresa. 

Acompanhe tudo sobre:AçõesAESAnálises fundamentalistasEmpresasEmpresas abertasEmpresas americanasEnergia elétricaMercado financeiroServiços

Mais de Mercados

Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscal

Entenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbio

Novo Nordisk cai 20% após resultado decepcionante em teste de medicamento contra obesidade

Após vender US$ 3 bilhões, segundo leilão do Banco Central é cancelado