Invest

Investimentos 2022: veja as recomendações do BTG para cada setor

Em relatório, BTG destaca piora de variáveis macroeconômicas, mas ressalta que há espaço para o bom desempenho de algumas empresas brasileiras. Veja quais são elas

Onde investir em 2022: veja como posicionar seu portfólio (baona/Getty Images)

Onde investir em 2022: veja como posicionar seu portfólio (baona/Getty Images)

Isabel Rocha
Isabel Rocha

Jornalista

Publicado em 21 de dezembro de 2021 às 08h30.

Última atualização em 1 de julho de 2024 às 15h41.

O cenário econômico para o ano que vem ainda é incerto, mas uma coisa é inquestionável: com as eleições presidenciais (e um debate político intenso e polarizado) à frente, o mercado acionário – que já vem enfrentando turbulências nos últimos meses – deve apresentar ainda mais volatilidade em 2022.

Mas a política não será a única responsável por preocupar mercados e investidores. Podemos adicionar nessa lista a situação fiscal do Brasil e a piora das expectativas com relação às principais variáveis macroeconômicas também.

De acordo com a pesquisa Focus do Banco Central divulgada na última segunda-feira, 13 de dezembro, a previsão para o juro básico da economia em 2022, por exemplo, subiu a 11,50% ao ano. Já as expectativas para a inflação no próximo ano estão em 5,0% – cada vez mais longe do centro do intervalo da meta de 3,5% estipulada pelo Banco Central.

Apesar do cenário macroeconômico conturbado, o BTG Pactual vê espaço para que as ações brasileiras tenham um bom desempenho em 2022. Isso porque, além de valuations atraentes, o prêmio para manter ações aumentou para 4,6%, um dos níveis mais altos do passado recente.

“Embora 2022 seja inegavelmente um ano mais volátil, dados os níveis de valuation atuais, vemos espaço para as ações brasileiras terem um bom desempenho. Preferimos setores que tendem a ter um desempenho relativamente bom em um cenário de inflação e taxas mais altas, empresas de consumo que atendem a pessoas de alta renda, ações que ganham com a alta dos preços globais de energia e players positivamente impactados por um dólar mais forte em relação ao real”, diz o relatório Perspectivas Brasil 2022, divulgado pelo BTG Pactual para os clientes do banco no início desta semana.

Abra sua conta no BTG Pactual digital e tenha acesso aos relatórios do time de analistas do maior banco de investimentos da América Latina.

Assinado por Carlos Sequeira, CFAOsni Carfi e Bruno Lima, o documento também traz uma lista com os temas que devem influenciar o mercado de ações durante o próximo ano. São eles:

  • Aumento da inflação e das taxas de juros no Brasil;
  • Maior consumo dos grupos de alta renda;
  • Preços elevados do petróleo em todo o mundo;
  • Real mais fraco.

Com base nestas perspectivas, o BTG Pactual decidiu posicionar seu portfólio para 2022 de forma a equilibrar riscos e buscar oportunidades em cada um deles.

Para buscar uma proteção mais ativa contra o aumento da inflação, por exemplo, o banco sugere expor parte do portfólio à desenvolvedora de software Totvs (TOTS3). “Suas receitas são ajustadas automaticamente pela inflação passada. A empresa fornece aos seus clientes um serviço essencial e difícil de substituir, e o ticket médio é uma fração da receita dos clientes”, dizem os especialistas no relatório.

Já para proteger a carteira do aumento das taxas de juros, o BTG aposta nas empresas de serviços financeiro, como bancos e seguradoras. “Teríamos um grande banco de varejo (Itaú e/ou Bradesco) e uma seguradora (Porto Seguro) em carteira para capturar essa oportunidade”, afirmam.

Veja, abaixo, quais são as empresas selecionadas pelo BTG Pactual para 2022 em cada setor:

Agronegócio: Raízen e 3tentos
Materiais Básicos : Gerdau; CBA; Suzano e Vale
Financeiro: XP; Itaú; Porto Seguro
Alimentos & Bebidas: JBS
Saúde & Educação: Hapvida; GNDI; Anima e Cruzeiro do Sul
Varejo: Mercado Livre e Arezzo
Transporte, Infra, Bens de Capital: Randon; Santos Brasil;  Localiza; Sequoia e Gol
Petróleo & Gás: Petrobras; 3R Petroleum; PetroRio e Braskem
Serviços Básicos: Energisa; Alupar e Eletrobras
Telecom: TIM; Desktop e Unifique
Tecnologia: Intelbras; Locaweb e Totvs
Construção Civil: Cyrela
Shoppings & Propriedades: Iguatemi; SYN e LOG C

ABRA SUA CONTA NO BTG PACTUAL E INVISTA COM APOIO DO MAIOR BANCO DE INVESTIMENTOS DA AMÉRICA LATINA

Acompanhe tudo sobre:BTG Pactual

Mais de Invest

3T24 das varejistas: analista descarta Magalu e Casas Bahia e aposta em outra ação do setor

Esta ação está ‘barata e paga muito dividendo’, recomenda analista

“Não há qualquer mudança”: Itaú reforça estratégia mesmo com desafios no cenário macro

Em dia de eleições dos EUA, Ibovespa e dólar abrem próximo à estabilidade