OpenAI lança atualização de assistente de voz e promete menos interrupções
Em vídeo de anúncio nas redes sociais, a pesquisadora Manuka Stratta disse que a atualização do Modo Avançado de Voz traz também um tom mais natural, além de ser mais concisa e direta


Redatora
Publicado em 25 de março de 2025 às 17h25.
Última atualização em 25 de março de 2025 às 17h58.
A OpenAI disse que a nova versão do Advanced Voice Mode (“Modo Avançado de Voz”), lançado nesta segunda-feira, 24, interrompe menos o usuário e conta com “melhor personalidade”. O anúncio foi feito pela pesquisadora da OpenAI Manuka Stratta por meio de um vídeo publicado nas redes sociais da companhia.
Com isso, a nova versão tem um tom mais “natural” e capaz de engajar mais, além de ser mais conciso e direto. “Uma vez que [ a IA ] te interrompe menos, você terá mais tempo para reunir seus pensamentos e não se sentir como se tivesse de preencher todas as lacunas e silêncios o tempo todo”, disse a pesquisadora. A atualização está disponível para todos os usuários. No vídeo, Stratta faz uma demonstração do uso da tecnologia.
A funcionalidade começou a ser lançada para assinantes de planos pagos em setembro de 2024, como parte de uma expansão gradual da empresa para melhorar a usabilidade do chatbot por meio do áudio.
Porém, o Modo Avançado de Voz apresentava o problema frequente com assistentes de IA por voz de interromper o usuário quando eles fazem uma pausa para pensar ou respirar, segundo o TechCrunch.
Os aprimoramentos na funcionalidade vêm em meio à pressão intensa de competidores na área de assistentes por voz de IA. A startup Sesame, por exemplo, desenvolveu os assistentes de Maya e Miles, que impressionaram usuários. O objetivo da empresa é construir parceiros conversacionais que realmente interajam em um diálogo “genuíno”, diz a Sesame.
Os principais laboratórios de pesquisa em IA

2 /7(O Google AI, com sede em Mountain View, Califórnia, criou o AlphaGo, o primeiro programa de IA a derrotar um campeão mundial de Go, revolucionando a pesquisa em aprendizado profundo.)

3 /7Localizado em Londres, Reino Unido, o DeepMind Lab é famoso pelo desenvolvimento do AlphaFold, um programa de IA que previu estruturas de proteínas com precisão sem precedentes, impactando a biologia molecular.(Localizado em Londres, Reino Unido, o DeepMind Lab é famoso pelo desenvolvimento do AlphaFold, um programa de IA que previu estruturas de proteínas com precisão sem precedentes, impactando a biologia molecular.)

4 /7(O IBM Watson Research Center, em Yorktown Heights, Nova York, desenvolveu a IA Watson, que venceu campeões humanos no programa de TV Jeopardy!, demonstrando avanços significativos em processamento de linguagem natural.)
+ 3