Inteligência Artificial

OpenAI vai aposentar o ChatGPT-4o

Empresa alega que só 0,1% dos usuários o utilizam diariamente; medida surge para dar enfoque aos modelos mais populares

A OpenAI irá desativar vários modelos, incluindo o GPT-4o, do ChatGPT no próximo mês (Getty Images)

A OpenAI irá desativar vários modelos, incluindo o GPT-4o, do ChatGPT no próximo mês (Getty Images)

Marina Semensato
Marina Semensato

Colaboradora

Publicado em 30 de janeiro de 2026 às 11h50.

A OpenAI anunciou nesta quinta-feira, 29, que irá desativar vários modelos do ChatGPT no próximo mês, entre eles o GPT-4o. A decisão faz parte da concentração de esforços no GPT-5.2, hoje utilizado pela maioria dos usuários da plataforma.

Segundo a OpenAI, apenas 0,1% das pessoas utilizam diariamente o GPT-4o, dado que embasou a aposentadoria o modelo. A companhia disse, ainda, ter feito melhorias recentes na personalidade, na personalização e na geração de ideias do GPT-5.2, o que permitiu avançar com a descontinuação.

Apesar do baixo uso, a retirada do GPT-4o pode gerar reação negativa entre parte dos usuários. Lançado em maio de 2024, o modelo mantém uma base fiel, sobretudo entre assinantes pagos.

Em agosto, a OpenAI foi criticada por remover temporariamente o acesso ao GPT-4o depois do lançamento do GPT-5. O acesso foi restabelecido para usuários pagos pouco depois. Na ocasião, o CEO da OpenAI, Sam Altman, afirmou em uma publicação no X que a empresa avisaria com "bastante antecedência" caso decidisse descontinuar o GPT-4o.

Outros modelos descontinuados

Além do GPT-4o, a OpenAI informou que também serão descontinuados no ChatGPT os modelos GPT-4.1, GPT-4.1 mini e OpenAI o4-mini. A empresa já havia anunciado anteriormente a remoção do GPT-5 Instant e do GPT-5 Thinking.

A OpenAI afirmou que as mudanças não afetam sua interface de programação de aplicativos (API), que permanecerá inalterada.

Acompanhe tudo sobre:OpenAIChatGPTInteligência artificialSam Altman

Mais de Inteligência Artificial

Microsoft fecha acordo de US$ 750 milhões com a Perplexity

Agora é possível conversar com Gemini no Google Maps enquanto pedala ou caminha

Microsoft manterá parcerias com líderes de IA mesmo após lançamento de chip próprio

OpenAI negocia abertura de capital após pressão da Anthropic, diz site