Inteligência Artificial

Mais ''descolado'' que o ChatGPT, Claude é uma IA que funciona como um colega de trabalho

Criado pela Anthropic, a inteligência artificial, que consegue escrever até 75 mil caracteres por resposta, se apresenta como mais fácil de conversar que o concorrente da OpenAI

O robô Claude: criação da Anthropic  (Claude/Divulgação)

O robô Claude: criação da Anthropic (Claude/Divulgação)

André Lopes
André Lopes

Repórter

Publicado em 11 de julho de 2023 às 11h29.

Última atualização em 5 de dezembro de 2023 às 15h19.

O ChatGPT não te compreende ou gera respostas frias para assuntos que te importam muito? Talvez o bot Claude seja a solução. Ao menos, é o que a desenvolvedora Anthropic defende ao lançar uma nova atualização da inteligência artificial (IA).

Para concorrer com o primo mais famoso, Claude tem a premissa de ser ''mais humanizado''. A Anthropic diz para “pensar em Claude como um colega de trabalho ou assistente pessoal amigável e entusiasmado e que pode ser instruído em linguagem natural para ajudar o usuário em muitas tarefas”.

Na lista funções desse 'colega', estão habilidades para criar resumos, escrever código, traduzir texto e muito mais. Embora isso possa soar muito como o Bard do Google ou o chatbot do Bing da Microsoft, a Anthropic diz que ele é construído de forma diferente

A IA leva um tom mais coloquial do que seus equivalentes - e supostamente até tem senso de humor. Ele também é guiado por um conjunto de princípios. Chamado de “constituição”, esse manual é usado pelo bot para revisar suas respostas por conta própria, em vez de depender de moderadores humanos .

O chatbot estava disponível apenas para empresas por solicitação ou como um aplicativo no Slack. Com o Claude 2, a Anthropic está aproveitando os recursos existentes do chatbot com várias melhorias. Além da capacidade de criar respostas mais longas, o Claude 2 também é um pouco mais habilidoso em matemática, codificação e raciocínio quando comparado ao modelo Claude anterior.

Além disso, a Anthropic expandiu recentemente a janela de contexto de Claude para cerca de 75.000 palavras - mesmo na versão gratuita. Isso significa que é possível carregar dezenas de páginas para o bot, ou até mesmo um romance inteiro, para ser analisado.

Então, se você precisa de um resumo rápido de um trabalho de pesquisa complicado e muito longo, Claude é o seu bot ideal. Outros modelos têm limites muito menores, com o ChatGPT com um máximo de cerca de 3.000 palavras. 

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialChatGPT

Mais de Inteligência Artificial

O futuro da produtividade pessoal na visão da Microsoft

No Brasil, 47% dos varejistas já utilizam IA, focando em marketing e vendas

Estão tentando criar deus, diz Mark Zuckerberg sobre concorrentes em inteligência artificial

Meta anuncia testes com personagens de IA no Instagram

Mais na Exame