Exame Logo

IA do Google reconhece emoções para melhorar legenda automática no celular

Gemini agora é capaz de acrescentar textos automaticamente a qualquer vídeo do Android, identificando tom de voz, suspiro, ruído ambiente, mas por enquanto só funciona em inglês

Google Cloud's logo is pictured at the Mobile World Congress (MWC), the telecom industry's biggest annual gathering, in Barcelona on February 27, 2024. The world's biggest mobile phone fair throws open its doors in Barcelona with the sector looking to artificial intelligence to try and reverse declining sales. (Photo by PAU BARRENA / AFP) (Photo by PAU BARRENA/AFP via Getty Images) (PAU BARRENA/Getty Images)
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 8 de dezembro de 2024 às 17h59.

Última atualização em 9 de dezembro de 2024 às 06h21.

Google lançou novas funcionalidades impulsionadas por inteligência artificial para dispositivos Android. Entre as novidades estão a criação de legendas de áudio e a transferência de arquivos multimídia e documentos por meio de códigos QR. Há também recursos exclusivos para dispositivos Pixel.

Especificamente sobre Gemini, a big tech anunciou que os usuários poderão gerar legendas de áudio que “capturam a intensidade e a emoção”. Também será possível usar a IA para criar descrições de imagens aprimoradas.

Veja também

Segundo a empresa, a funcionalidade "Perguntas e Respostas sobre Imagens" do Lookout, projetada para pessoas cegas ou com baixa visão, será impulsionada pelo modelo Gemini 1.5 Pro, que oferece descrições de imagens “ainda mais completas e úteis” em comparação com versões anteriores.

Com isso, basta compartilhar uma foto com o aplicativo Gemini para “ouvir a descrição em voz alta com um som natural”. Após ouvir a descrição, os usuários poderão fazer perguntas adicionais para entender melhor a imagem.

Outra novidade no Android é a fusão de emojis no Gboard, permitindo combinar dois emojis para criar um novo, personalizado, melhorando a comunicação entre usuários. Além disso, o teclado de digitação por deslize foi aprimorado com Clearflow, oferecendo maior velocidade e precisão.

O Google também adicionou uma nova opção para compartilhar documentos, fotos e vídeos. Com o aplicativo Quick Share, os usuários podem transferir conteúdo utilizando QR code. Basta selecionar o arquivo, escolher a opção de compartilhar e clicar no ícone de transferência por QR code, permitindo que outros usuários escaneiem e baixem o conteúdo de forma segura, sem necessidade de adicioná-los como contatos ou verificar dispositivos.

Adicionalmente, a funcionalidade de escaneamento de documentos no Google Drive foi aprimorada. Agora, os arquivos escaneados serão exibidos com maior nitidez e qualidade. As melhorias incluem ajuste de contraste, balanço de branco e eliminação de sombras e desfocagens, dispensando edições manuais.

A novidade vem após o lançamento recente das extensões para Gemini, que conectam aplicativos e serviços do android à IA para realizar ações, como chamadas, envio de mensagens para contatos, programação de alarmes e controle de configurações do dispositivo e da câmera.

Novidades para dispositivos Pixel

O Google também lançou sua última atualização Pixel Drop, com novidades exclusivas para smartphones, tablets e smartwatches Pixel.

Os usuários desses modelos de aparelhos agora podem compartilhar conteúdos em redes sociais de forma mais prática. Fotos em Ultra HDR podem ser enviadas diretamente da galeria para o feed do Instagram, mantendo “toda sua intensidade, maior contraste e mais detalhes”.

Ao compartilhar fotos e vídeos no Snapchat, os usuários terão acesso mais direto a mídias, com todas as pastas, conteúdos favoritos e fotos armazenadas na nuvem exibidos no seletor de imagens.

Outra funcionalidade é o recurso "Voz Nítida" no app de gravação, que reduz automaticamente ruídos de fundo e distrações, proporcionando um som de alta qualidade.

A experiência do dispositivo também foi simplificada com a "Vista Simples", que aumenta o tamanho da fonte e a sensibilidade ao toque, tornando mais fácil visualizar e usar os serviços do smartphone.

No campo da segurança, foi implementada a função "Verificação de Identidade". Quando o dispositivo Pixel detecta uma nova localização desconhecida, exige autenticação facial ou impressão digital antes de permitir alterações em configurações sensíveis. Isso foi pensado para reforçar a proteção em casos de tentativa de roubo, evitando acesso a senhas, mudança de PIN ou desativação de proteções antirroubo.

Já nos tablets Pixel, os usuários agora podem acessar a VPN integrada e gratuita do Google, que antes era exclusiva dos smartphones Pixel.

Para o Pixel Watch, o Google anunciou a integração com dispositivos Nest Cam e Nest Doorbell, permitindo receber notificações para ver quem está na porta diretamente no relógio e até conversar com a pessoa. Essa funcionalidade está disponível a partir do modelo Pixel Watch 2.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialGoogleChatGPTChatbot

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Inteligência Artificial

Mais na Exame