Exame Logo

Elis Regina e Maria Rita cantam ‘juntas’ em comercial que usa IA e deep fake

Técnicas de deep fake e deep dub foram usadas para compor um dueto da mãe e filha na icônica música "Como Nossos Pais"

O encontro entre Elis Regina e Maria Rita: separadas após a morte de Elis quando a filha tinha apenas 4 anos (Foto/Reprodução)
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 4 de julho de 2023 às 13h30.

Última atualização em 4 de julho de 2023 às 15h42.

A Volkswagen celebrou seus 70 anos de atuação no Brasil com uma peça publicitária que utiliza inteligência artificial (IA) para juntar Elis Regina e Maria Rita em um dueto. A filha de Elis tinha apenas 4 anos quando a mãe faleceu.

As cantoras são vistas na peça performando "Como Nossos Pais", clássico dos anos 1970 de Belchior,graças à técnica de deep fake, que sobreposiciona voz e expressões.

Veja também

A propaganda, apresenta Maria Rita e Elis Regina dirigindo dois modelos de Kombi. Maria Rita aparece ao volante da versão elétrica ID.Buzz, enquanto Elis Regina conduz a tradicional "perua" da marca alemã.

Como foi feito o comercial com a Elis Regina

Para unir as cantoras na peça, foram utilizadas as técnicas conhecidas como deep fake e deep dub, que envolvem a criação de rostos e vozes com o uso de IA.

As ferramentas de IA foram treinadas com centenas, quando não milhares, de arquivos de vídeo e áudio. A intenção era criar uma reprodução facial fidedigna da Elis Regina em sua voz e movimentos faciais.

Por fim, um dublê de corpo foi usado para recriar movimentos da cantora e gerar a imagem dela para o filme da montadora.

Com as ferramentas, a equipe de produção e edição de vídeo teve um trabalho muito mais automatizado do que se tentasse recriar o rosto de Elis através de modelagem 3D.

A campanha foi lançada na segunda-feira, 3, marcando a volta da Kombi ao mercado após uma pausa de dez anos.

Acompanhe tudo sobre:VolkswagenInteligência artificial

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Inteligência Artificial

Mais na Exame