Inteligência Artificial

DeepSeek limita acesso a API após alta demanda por seu chatbot

A startup chinesa enfrenta restrições de chips e descontinua descontos para uso do serviço

Ramana Rech
Ramana Rech

Redatora

Publicado em 6 de fevereiro de 2025 às 16h05.

Última atualização em 6 de fevereiro de 2025 às 16h06.

Tudo sobreInteligência artificial
Saiba mais

A startup chinesa DeepSeek anunciou que irá restringir o acesso à sua API para evitar sobrecarga em seus sistemas, que vêm enfrentando dificuldades devido à escassez de capacidade computacional dos provedores, segundo informações da Bloomberg. No entanto, dados já armazenados não serão afetados.

A empresa também informou em seu site que os descontos para o processamento de um milhão de toques, tanto de entrada quanto de saída, serão descontinuados a partir de 8 de fevereiro.

Desde o fim de janeiro, a DeepSeek observou um aumento significativo na demanda por seus serviços, impulsionado pelo lançamento de um modelo de linguagem que, segundo a startup, supera o da OpenAI em alguns parâmetros, utilizando uma fração dos recursos computacionais da concorrente norte-americana.

Falta de chips agrava o problema

A China sofre sanções dos Estados Unidos, o que a impede de acessar chips de IA de última geração da Nvidia, uma das principais fornecedoras do mundo desse semicondutor. A possibilidade de construir uma IA de ponta com uma capacidade computacional balançou o setor de tecnologia. Mas Mark Zuckerberg, CEO da Meta, e Sam Altman, CEO da OpenAI, disseram que continuariam a seguir o caminho de investir de forma massiva em IA.

Logo após seu sucesso inicial e um rápido aumento de sua popularidade, a DeepSeek barrou a inscrição de novos usuários no chatbot durante um período. Segundo a empresa, ataques maliciosos em larga escala estavam congestionando o sistema.

Acompanhe tudo sobre:Inteligência artificialDeepSeek

Mais de Inteligência Artificial

SoftBank compra fábrica da Sharp para transformar em data center de IA

OpenAI propõe alívio regulatório para IA em troca de colaboração com governo dos EUA

Google detém 14% da Anthropic, criadora do Claude, segundo documentos em caso antitruste

OpenAI lança ferramentas para ajudar desenvolvedores a criarem seus próprios agentes