Inteligência Artificial

Conheça a Groq, empresa que quer vencer a Nvidia na corrida dos chips para IA

Empresa também está aumentando a produção de suas Unidades de Processamento de Linguagem, e esperam ser capazes de fabricar 1 milhão deles nos próximos dois anos

Groq: empresa também tem modelo de chatbot que rivaliza com o ChatGPT. (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

Groq: empresa também tem modelo de chatbot que rivaliza com o ChatGPT. (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

Publicado em 22 de fevereiro de 2024 às 09h35.

Se você (assim como todo o mundo) está impressionado com a capacidade da Nvidia para chips de IA, então você pode se interessar também pela Groq. A empresa, cujo chatbot por AI rivaliza com o ChatGPT, e afirma ter o "modelo mais rápido do mundo". 

A Groq também está aumentando a produção de suas Unidades de Processamento de Linguagem, ou LPUs, também conhecidas como GroqChip, e esperam ser capazes de fabricar 1 milhão deles nos próximos dois anos. 

O cofundador e CEO da Groq, Jonathan Ross afirma que os clusters de LPUs Groq fornecerão menor latência e menor custo do que o uso de GPUs Nvidia.  

“Havia cem startups neste espaço, todas alegando que seriam 10 vezes melhores que a Nvidia, e as pessoas investigavam e isso não costumava se materializar", disse ele ao site Next Plataform. "Agora, as pessoas têm esses modelos que não conseguem executar [o que elas desejam] rápido o suficiente. E então estamos resolvendo o problema delas, e isso é uma motivação de vendas muito diferente". 

O próximo GroqChip de próxima geração da Groq, previsto para 2025, deve escalar ainda mais rapidamente do que o atual, graças aos aprimoramentos arquiteturais e aos avanços nos materiais dos chips. "Em doze meses, podemos entregar 100.000 LPUs e em 24 meses podemos entregar 1 milhão", declara Ross. 

Acompanhe tudo sobre:ChipsInteligência artificial

Mais de Inteligência Artificial

OpenAI recebe US$ 1,5 bilhão da SoftBank em nova estratégia de expansão

Nem com inteligência artificial: rendimento de dividendos do S&P 500 atinge o menor nível em 20 anos

OpenAI e Meta investirão em IA para idiomas africanos em parceria com a Orange

A inteligência artificial chegou ao seu limite? Para o CEO da Salesforce, talvez