Sam Altman lidera a startup por trás do sistema de IA mais famoso do mundo (JOEL SAGET/Getty Images)
Redação Exame
Publicado em 13 de maio de 2024 às 07h54.
A OpenAI, dona do ChatGPT, faz mistério sobre o "grande anúncio" que a empresa irá fazer nesta segunda-feira. Segundo algumas informações antecipadas pela imprensa, a startup pretende lançar um buscador integrado à inteligência artificial, criando um concorrente direto do Google. No entanto, segundo o próprio Sam Altman, CEO da empresa, isso não deve acontecer nesta segunda-feira.
not gpt-5, not a search engine, but we’ve been hard at work on some new stuff we think people will love! feels like magic to me.
monday 10am PT. https://t.co/nqftf6lRL1
— Sam Altman (@sama) May 10, 2024
Altman postou no X que "não será um mecanismo de busca ou GPT-5, mas as pessoas vão adorar. Parece mágica para mim”.
De acordo com o The Information, o tão aguardado buscador poderia ser desenvolvido pelo Bing, da Microsoft, empresa que já investiu bilhões de dólares na OpenAI.
O produto teria a capacidade de pesquisar na web e fornecer fontes em seus resultados, segundo um relatório da Bloomberg. Uma versão do recurso de busca também usaria imagens como um diagrama ou outras ilustrações relevantes como resposta a perguntas, de acordo com o documento.A OpenAI teria até tentado contratar alguns engenheiros do Google para ajudar a desenvolver esse novo produto.
De acordo com o Business Insider, o tão aguardado GPT-5 deve ser lançado ainda no meio deste ano.