Inteligência Artificial

Google anuncia ferramentas de criação para vídeos, imagens e música

O Veo compete diretamente com o Sora, da OpenAI; empresa também anunciou novo gerador de imagens e um para criação de música

Google I/O: veja as principais novidades do evento (Google/Divulgação)

Google I/O: veja as principais novidades do evento (Google/Divulgação)

Laura Pancini
Laura Pancini

Repórter

Publicado em 14 de maio de 2024 às 14h56.

Última atualização em 14 de maio de 2024 às 19h29.

Tudo sobreInteligência artificial
Saiba mais

Nesta terça-feira, 14, o Google apresentou uma série de novidades envolvendo inteligência artificial generativa. Na parte de criação, os destaques vão para o Veo, modelo que permite a criação de vídeos realistas do zero, e o Imagen 3, focado em criação de imagens a partir de prompts.

Outros anúncios importantes e que devem impactar a forma como usamos o Google e a IA generativa Gemini também foram divulgados. Agora, a IA generativa estará oficialmente na Busca do Google — antes, era necessário habilitar a ferramenta para conseguir acesso.

O anúncio foi feito durante o Google I/O, evento para desenvolvedores que acontece em San José, Califórnia. Estavam presentes no palco as principais vozes da empresa, como o CEO Sundar Pichai e Demis Hassabis, CEO da divisão DeepMind. Veja as principais novidades:

Tudo com IA: a nova busca do Google muda a forma como usamos a internet

Ferramentas de criação

VideoFX com Veo: vídeos inéditos do zero

O Google anunciou o VideoFX, ferramenta que cria vídeos realistas partindo de comandos de texto, alimentado pelo Veo da DeepMind.

A ferramenta compete diretamente com o Sora, da OpenAI. A fabricante do ChatGPT anunciou o modelo de inteligência artificial em fevereiro, que consegue criar vídeos realistas de até 60 segundos com comandos de texto.

Por enquanto, usuários dos EUA podem entrar em uma lista de espera para utilizar o VideoFX.

ImageFX com Imagen 3: gerador de imagens realistas

Cerca de dois meses atrás, o Google interrompeu a geração de imagens do Gemini após distorções, como imagens de soldados nazistas negros, viralizarem nas redes sociais. Em nota, a empresa de Sundar Pichai pediu desculpas pelo ocorrido e prometeu fazer melhor no futuro.

Agora, a empresa anunciou o Imagen 3, disponível no ImageFX do Google Labs. É possível gerar imagens completamente novas partindo de um comando de texto, algo que já é mais comum e está disponível em plataformas como o MidJourney, por exemplo.

yt thumbnail

MusicFX com AI Sandbox: criando música com um toque

Junto com o YouTube, o Google anunciou uma ferramenta de IA generativa para a criação de músicas. É uma vertente extremamente lucrativa: uma pesquisa recente indica um crescimento de US$ 3 bilhões no mercado de música gerada por inteligência artificial generativa até 2028. 

Rapidamente procure pelo som do cavaquinho, ou peça para fazer uma batida que misture a sonoridade brasileira com a do Haiti. "É como ter um amigo que sugere várias coisas para complementar a música", disse um dos artistas que testaram a ferramenta em antemão.

A ferramenta compete com empresas como a Moises.ai, que usa IA para separar as faixas de uma mesma música e foi idealizada pelo brasileiro Geraldo Ramos, que reside nos Estados Unidos. A empresa também vende "pacotes de voz" que permitem aos usuários aplicar o timbre de um artista a diferentes performances, mantendo o sotaque e a expressão natural do usuário original.  

yt thumbnail

*A jornalista viajou a convite do Google

Acompanhe tudo sobre:GoogleGoogle I/OInteligência artificial

Mais de Inteligência Artificial

Avanços na IA podem acelerar chegada da superinteligência, diz executivo do Google

Novo livro de Yuval Harari: “Nexus” alterna entre narrativa envolvente e superficialidade técnica

OpenAI planeja mudar sua estrutura para equilibrar lucro e benefício público

O que Wall Street prevê para a IA em 2025?