O furacão Milton se intensificou rapidamentenesta segunda-feira, 7, até atingir a categoria 4 (de 5), uma tempestade com ventos de 240 km/h que ameaça as costas do México e da Flórida, informou o Centro de Furacões dos Estados Unidos (NHC).
Segundo grande furacão registrado no Golfo do México em duas semanas, Milton é "extremamente perigoso" segundo o NHC, cuja escala de referência varia de 1 a 5.
Antes de atingir o oeste da Flórida na quarta-feira, as autoridades esperam que provoque ventos fortes e um aumento no nível da água de até 1,5 metro na península mexicana de Yucatán, com "ondas grandes e destrutivas".
Há apenas 10 dias, o furacão Helene provocou mais de 220 mortes no sul dos Estados Unidos. As autoridades da Flórida determinaram nesta segunda-feira novas evacuações na região, que ainda se recupera dos últimos danos.
Milton poder levar chuvas de até 25 cm para a Flórida (com focos de até 38 cm), com inundações repentinas em áreas urbanas, segundo o NHC.
A agência alertou que os furacões mais poderosos, de categoria 3 e superiores, são "devastadores" até mesmo para casas solidamente construídas, e que "faltará eletricidade e água durante vários dias após a tempestade passar".
A prefeita de Tampa, Jane Castor, disse à CNN que a cidade ainda se recupera da passagem do Helene e que novas chuvas seriam "muito difíceis, sem mencionar a tempestade ciclônica e os danos causados pelo vento".
O governador da Flórida, Ron DeSantis, declarou 51 dos 67 condados do estado em situação de emergência, alertando que Milton pode ter "impactos importantes".
O presidente Joe Biden disse em comunicado que seu governo estava preparando "recursos para salvar vidas".
Os cientistas dizem que a mudança climática provavelmente desempenha um papel na rápida intensificação dos furacões porque as superfícies oceânicas mais quentes liberam mais vapor de água, dando mais energia às tempestades e, consequentemente, intensificando seus ventos.
Bombardeio de desinformação
Helene atingiu a costa da Flórida como furacão de categoria 4 em 26 de setembro e deixou um rastro de destruição em seu interior até os Montes Apalaches, com chuvas torrenciais e inundações.
A tempestade causou mais de 220 mortes, tornando-se a catástrofe natural mais mortal a atingir o país desde o furacão Katrina em 2005. O número de mortos continua a aumentar.
Os socorristas trabalham para encontrar sobreviventes e levar energia e água potável às comunidades isoladas pela tempestade nas montanhas.
A magnitude dos danos não impediu que o desastre se tornasse o centro de uma campanha de desinformação.
O candidato presidencial republicano, Donald Trump, acusou sua rival democrata à Casa Branca, a vice-presidente Kamala Harris, de atribuir aos migrantes parte do orçamento destinado a ajudar as pessoas afetadas pelo Helene.
"É ridículo e simplesmente falso", respondeu no domingo o diretor da Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema).
A Fema e verificadores de conteúdo lembraram que seu programa para fornecer abrigo e ajuda aos migrantes é financiado diretamente pelo Congresso, completamente separado do orçamento que recebe para enfrentar desastres naturais.
A ABC informou que, devido a esta campanha, os agentes de segurança estão monitorando ameaças aos funcionários da Fema e de outras agências federais.
Um usuário sugeriu "que uma milícia aja contra a Fema" em uma publicação na rede social X, com mais de 500 mil visualizações.
-
1/18
Tempestade na Flórida, em imagem de arquivo
(Uma tempestade pode ser vista se movendo sobre Tampa à distância de St. Petersburg, Flórida, antes do furacão Milton chegar à costa no meio desta semana, em 8 de outubro de 2024)
-
2/18
Moradores da área de Apopka enchem sacos para proteger suas casas de possíveis inundações antes da chegada do furacão Milton, em Orlando, Flórida, em 9 de outubro de 2024. Milton recuperou o poder em 8 de outubro para se tornar uma tempestade de categoria 5 com ventos máximos sustentados de 165 mph (270 km/h) enquanto avança em direção à costa centro-oeste da Flórida e está previsto para atingir a costa no final de 9 de outubro, de acordo com o National Hurricane Center
(Moradores da área de Apopka enchem sacos para proteger suas casas de possíveis inundações antes da chegada do furacão Milton, em Orlando, Flórida, em 9 de outubro de 2024)
-
3/18
Uma casa fechada com tábuas à venda no jardim da frente em Dunedin antes do esperado desembarque do furacão Milton hoje à noite, em 9 de outubro de 2024, na Flórida. Milton recuperou o poder em 8 de outubro para se tornar uma tempestade de categoria 5 com ventos máximos sustentados de 165 mph (270 km/h) enquanto avança em direção à costa centro-oeste da Flórida e está previsto para atingir a costa no final de 9 de outubro, de acordo com o National Hurricane Center
(Uma casa fechada com tábuas à venda no jardim da frente em Dunedin antes do esperado desembarque do furacão Milton)
-
4/18
Um complexo de apartamentos danificado pelo furacão Helene na seção Treasure Island de St. Petersburg, Flórida, em 8 de outubro de 2024, antes do esperado desembarque do furacão Milton. Milton recuperou o poder em 8 de outubro para se tornar uma tempestade de categoria 5 com ventos máximos sustentados de 165 mph (270 km/h) enquanto avança em direção à costa centro-oeste da Flórida e está previsto para atingir a costa no final de 9 de outubro, de acordo com o National Hurricane Center
(Um complexo de apartamentos danificado pelo furacão Helene na seção Treasure Island de St. Petersburg, Flórida, em 8 de outubro de 2024, antes do esperado desembarque do furacão Milton.)
-
5/18
Pessoas fazem fila em seus carros para abastecer em um posto de gasolina antes da chegada esperada do furacão Milton em Lakeland, Flórida, em 8 de outubro de 2024. A Flórida atingida pela tempestade se preparou na terça-feira para um impacto direto do furacão Milton, um sistema climático monstruoso que ameaça causar danos catastróficos e força o presidente Joe Biden a adiar uma grande viagem ao exterior
(Pessoas fazem fila em seus carros para abastecer em um posto de gasolina antes da chegada esperada do furacão Milton em Lakeland, Flórida, em 8 de outubro de 2024)
-
6/18
Os empreiteiros colocam compensado sobre as janelas do Edifício El Encanto na seção Ybor City de Tampa antes do esperado desembarque do furacão Milton no meio desta semana em 8 de outubro de 2024 na Flórida. O furacão Milton explodiu em força em 7 de outubro para se tornar uma tempestade potencialmente catastrófica de categoria 5 com destino à Flórida, ameaçando o estado dos EUA com um segundo furacão feroz em poucas semanas
(Os empreiteiros colocam compensado sobre as janelas do Edifício El Encanto na seção Ybor City de Tampa antes do esperado desembarque do furacão Milton no meio desta semana em 8 de outubro de 2024 na Flórida)
-
7/18
Pessoas passam por vitrines fechadas em Tampa antes do furacão Milton atingir a costa no meio desta semana, em 8 de outubro de 2024, na Flórida. O furacão Milton explodiu em força em 7 de outubro para se tornar uma tempestade de categoria 5 potencialmente catastrófica com destino à Flórida, ameaçando o estado dos EUA com um segundo furacão feroz em algumas semanas
(Pessoas passam por vitrines fechadas em Tampa antes do furacão Milton atingir a costa no meio desta semana, em 8 de outubro de 2024, na Flórida)
-
8/18
Imagem de satélite do furacão Milton
(O furacão Milton explodiu em força na segunda-feira para se tornar uma tempestade de categoria 5 potencialmente catastrófica com destino à Flórida, ameaçando o estado dos EUA com um segundo furacão feroz em algumas semanas)
-
9/18
Nesta imagem de satélite cortesia do Sentinel Hub da Agência Espacial Europeia tirada em 7 de outubro de 2024, o olho de alfinete do furacão Milton pode ser visto sobre o Golfo do México. O furacão Milton explodiu em força na segunda-feira para se tornar uma tempestade de categoria 5 potencialmente catastrófica com destino à Flórida, ameaçando o estado dos EUA com um segundo furacão feroz em poucas semanas
(Nesta imagem de satélite cortesia do Sentinel Hub da Agência Espacial Europeia tirada em 7 de outubro de 2024, o olho de alfinete do furacão Milton pode ser visto sobre o Golfo do México)
-
10/18
Empreiteiros colocam compensado sobre as janelas do histórico Columbia Restaurant na seção Ybor City de Tampa antes do esperado desembarque do furacão Milton no meio desta semana em 8 de outubro de 2024 na Flórida. O furacão Milton explodiu em força em 7 de outubro para se tornar uma tempestade potencialmente catastrófica de categoria 5 com destino à Flórida, ameaçando o estado dos EUA com um segundo furacão feroz em algumas semanas
(Furacão Milton EUA Flórida)
-
11/18
Os recentes furacões Helena e Milton causaram prejuízos estimados em US$ 50 bilhões, cada.
(Furacão Milton EUA Flórida)
-
12/18
A stairwell wall is blown out in St. Petersburg due to Hurricane Milton on October 10, 2024 in Florida. At least four people were confirmed killed as a result of two tornadoes triggered by Hurricane Milton on the east coast of the US state of Florida, local authorities said Thursday. (Photo by Bryan R. SMITH / AFP)
(On heels of Helene, storm Milton expected to strengthen into major hurricane and slam Florida)
-
13/18
A fallen tree on a house in St. Petersburg due to Hurricane Milton on October 10, 2024 in Florida. At least four people were confirmed killed as a result of two tornadoes triggered by Hurricane Milton on the east coast of the US state of Florida, local authorities said Thursday. (Photo by Bryan R. SMITH / AFP)
(On heels of Helene, storm Milton expected to strengthen into major hurricane and slam Florida)
-
14/18
Traffic moves around a fallen tree in St. Petersburg due to Hurricane Milton on October 10, 2024 in Florida. At least four people were confirmed killed as a result of two tornadoes triggered by Hurricane Milton on the east coast of the US state of Florida, local authorities said Thursday. (Photo by Bryan R. SMITH / AFP)
(On heels of Helene, storm Milton expected to strengthen into major hurricane and slam Florida)
-
15/18
A light sign is damaged in downtown Kissimee, Florida by Hurricane Milton on October 10, 2024. At least four people were confirmed killed as a result of two tornadoes triggered by Hurricane Milton on the east coast of the US state of Florida, local authorities said Thursday. (Photo by GIORGIO VIERA / AFP)
(On heels of Helene, storm Milton expected to strengthen into major hurricane and slam Florida)
-
16/18
A tree fell on the front of a property in downtown Kissimee, Florida due to Hurricane Milton on October 10, 2024. At least four people were confirmed killed as a result of two tornadoes triggered by Hurricane Milton on the east coast of the US state of Florida, local authorities said Thursday. (Photo by GIORGIO VIERA / AFP)
(On heels of Helene, storm Milton expected to strengthen into major hurricane and slam Florida)
-
17/18
Rua alagada em Tampa, na Flórida, após a passagem do furacão Milton
(US-WEATHER-HRRICANE-MILTON)
-
18/18
A crane that collapsed into a building is seen in downtown St. Petersburg due to Hurricane Milton on October 10, 2024 in Florida. At least four people were confirmed killed as a result of two tornadoes triggered by Hurricane Milton on the east coast of the US state of Florida, local authorities said Thursday. (Photo by Bryan R. SMITH / AFP)
(On heels of Helene, storm Milton expected to strengthen into major hurricane and slam Florida)