Exame Logo

Espanhol que enfrentou Google se diz contente com avanços

Advogado enfrentou o Google na Justiça para ter informações pessoais obsoletas removidas das buscas na internet

Google: pessoas podem usar um novo formulário da web para enviar solicitações de remoção de informações  (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 30 de maio de 2014 às 12h47.

Madri - Mario Costeja, o advogado e calígrafo do noroeste da Espanha , de 58 anos, que enfrentou o Google na Justiça para ter informações pessoais obsoletas removidas das buscas na internet, disse nesta sexta-feira estar contente com os novos passos da companhia para proteger a privacidade das pessoas.

O Google, gigante da internet que processa mais de 90 por cento de todas as buscas na rede na Europa, disse na quinta-feira que as pessoas podem usar um novo formulário da web para enviar solicitações de remoção de informações que considerarem ofensivas.

"Eu quero congratular o Google porque eles tomaram uma decisão que humaniza uma ferramenta que agora pode ser considerada perfeita", disse Costeja, natural da Galícia.

Seis anos atrás, ele iniciou uma ação legal que se tornou um marco contra o Google, depois de alguém avisá-lo que havia informações na internet dizendo que sua casa havia sido retomada devido a uma dívida fiscal.

Costeja pediu que o Google removesse a informação porque a casa havia sido vendida anos antes e ele tinha pago a dívida.

"O Google na Espanha pediu que eu contatasse a sua sede nos Estados Unidos, mas eu achei muito longe e difícil encaminhar a reclamação aos EUA.Então, procurei a Agência de Proteção de Dados na Espanha para pedir a assistência deles. Eles me disseram que eu estava certo e o caso foi para a Justiça", disse Costeja à Reuters por telefone.

A Justiça espanhola pediu uma opinião sobre o caso à Corte Superior da União Europeia, em Luxemburgo. Neste mês, o Tribunal Europeu confirmou que os cidadãos têm o "direito de ser esquecidos".

São Paulo – Alguns acharam que era uma piada de primeiro de abril, mas em 1º de abril de 2004, o Google anunciou um serviço de e-mail. Ele não só não era uma piada, como se tornou o maior serviço de e-mail pessoal do mundo. Depois de 10 anos, ele pode não ter mudado tanto assim visualmente. Mas suas funcionalidades transformaram a maneira como os e-mails são utilizados. Veja a seguir oito maneiras como o Gmail mudou os e-mails do mundo.
  • 2. Muito espaço

    2 /10(Matt Cardy/Getty Images)

  • Veja também

    Hoje, 1 GB pode não parecer tanto. Mas em 2004 era um absurdo de espaço. Naquela época, o Hotmail oferecia aos seus usuários cerca de 4 MB de armazenamento. Com o Gmail, era preciso juntar muita coisa para ficar sem espaço disponível. O resultado foi claro: nenhuma comunicação precisava ser apagada.
  • 3. Aplicativo

    3 /10(Reprodução)

  • O Google lançou um aplicativo web do Gmail em 2005 e um para celulares em 2006. Isso foi bem antes de os smartphones ganharem o mundo depois do lançamento do iPhone em 2007. Hoje, é inconcebível pensar em um serviço de e-mail que não tenha um app especial para tablets e smartphones.
  • 4. Buscas inteligentes

    4 /10(Carsten Koall/Getty Images)

    Deixar que todos os usuários não apagassem mais nada era perigoso. Como encontrar uma mensagem antiga? Mas o que o Google faz de melhor são buscas. A barra do Gmail é uma mão na roda. É possível buscar remetente, data, termos e até se um e-mail tem anexo, entre outras.
  • 5. Caixas de entrada separadas

    5 /10(Miguel Villagran/Getty Images)

    Um dos recursos mais recentes do Gmail é separar as mensagens por assunto. Com isso, um e-mail pessoal, enviado por alguém da sua família, fica na caixa principal. Propagandas e e-mails de redes sociais, por exemplo, vão para caixas secundárias. Com isso, existe menos poluição e mais foco no que interessa ao usuário.
  • 6. Labs

    6 /10(Luísa Melo/Exame.com)

    O Labs é uma das partes mais divertidas do Gmail. Ele permite que desenvolvedores criem funcionalidades para que os usuários experimentem. No Labs apareceram coisas como sugestão de destinatários, responder a todos como padrão, entre outros. O e-mail ficou mais inteligente com o Labs.
  • 7. Popularização de tópicos

    7 /10(Reprodução)

    O Gmail não foi o primeiro a exibir as mensagens reunidas em tópicos, mas foi o responsável pela popularização. Ao invés de deixar vários e-mails de um mesmo assunto soltos, ocupando boa parte da caixa de entrada, eles ficam todos juntos. Facilita na hora das buscas e de organizar a caixa de entrada.
  • 8. Múltiplas identidades

    8 /10(Oliver Bunic/Bloomberg News)

    Os usuários podem até ter outros e-mails, mas o Gmail quer ser a central de todos eles. O Google tentou concentrar todos outros serviços dentro do seu. A versão web do Gmail puxa mensagens de outras contas e permite que e-mails fossem enviados de lá com outro remetente.
  • 9. Criptografia

    9 /10(Ben Torres/Bloomberg)

    Depois de muita discussão sobre vigilância no material privado de cidadãos nos Estados Unidos e no mundo, o Google anunciou recentemente que irá criptografar e-mails. Todo o tráfego de mensagens do Gmail passou a ser criptografado a partir deste ano. A criptografia será feita mesmo que os e-mails transitem apenas nos servidores do próprio Google.
  • 10. Agora, veja países que bloquearam o YouTube

    10 /10(Getty Images)

  • Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleInternetPrivacidadeseguranca-digitalTecnologia da informação

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de geral

    Mais na Exame