geral

Desabamento de mina na República Centro Africana mata 25

Desabamento de uma mina de ouro 60 quilômetros ao norte da cidade de Bambari, na República Centro Africana

Mina de ouro na República Centro Africana: local compõe parte de uma economia ilícita que abastece o conflito sectário no país (Daniel Flynn/Reuters)

Mina de ouro na República Centro Africana: local compõe parte de uma economia ilícita que abastece o conflito sectário no país (Daniel Flynn/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2014 às 10h47.

Bangui - Pelo menos 25 pessoas morreram após o desabamento de uma mina de ouro 60 quilômetros ao norte da cidade de Bambari, na República Centro Africana (RCA), disse nesta sexta-feira Ahmat Negat, porta-voz dos rebeldes Seleka, de maioria muçulmana.

A mina de Ndassima foi aberta em uma colina na floresta, e fica ao norte do quartel general Seleka, em Bambari. O local é de propriedade da empresa canadense Axmin, mas foi tomada por rebeldes há mais de um ano, e agora compõe parte de uma economia ilícita que abastece o conflito sectário no país. 

Pelo menos 27 mineiros foram soterrados pelo colapso da mina na quinta-feira, e 25 corpos foram recuperados, disse Negat. 

Em Ndassima, os trabalhadores operam sob a sombra dos combatentes Seleka para produzir 15 quilos de ouro por mês - que valem cerca de 350 mil dólares no mercado local, ou o dobro disso no mercado internacional. 

Milhares de pessoas morreram e mais de um milhão deixaram suas casas na RCA em meio à violência entre os rebeldes Seleka e a milícia cristã. 

Cerca de 2 mil soldados franceses e 6 mil da União Africana foram destacados para a RCA, mas eles têm tido dificuldades em ajudar o fraco governo de transição a impor sua autoridade sobre o país rico em minérios.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaIndústriaMineraçãoMortes

Mais de geral

Das menores às maiores: o desafio da diversidade nas empresas brasileiras – e na EXAME

EXAME Pass: aprofunde o conhecimento sobre o que impacta o seu desenvolvimento por apenas 29,90

Os 5 melhores filmes e séries para maratonar no fim de semana

Exportações de produtos do agronegócio registram US$ 9,9 bilhões em fevereiro

Mais na Exame