Collor e José Medeiros se destacam nas redes do Congresso e sobem no ranking
FSBinfluênciaCongresso lista semanalmente parlamentares com melhor performance nas redes sociais
André Martins
Publicado em 27 de janeiro de 2021 às 15h31.
Última atualização em 27 de janeiro de 2021 às 19h11.
O senador e ex-presidente da República Fernando Collor (Pros-AL) é o maior destaque da semana do ranking FSBinfluênciaCongresso, que mede o impacto parlamentar nas redes sociais. Ele conquistou o oitavo lugar após subir 20 posições graças a postagens bem humoradas, sobre temas relacionados ao mandato e que também mostram sua vida pessoal.
Entre os posts mais recentes está sua explicação para a ausência em evento promovido com ex-presidentes da República para incentivar a vacinação contra a covid-19. Como resposta aos curiosos, Collor publicou vídeo do Jornal Nacional, da TV Globo, em que os apresentadores relatam que ele não participou simplesmente...“porque não quis”. Ganhou quase 1.000 curtidas e 253 comentários, além de mais de uma centena de retuítes.
O alto do pódio no Senado continua dominado pelos antagonistas Humberto Costa (PT-PE) e Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). O petista recuperou o primeiro lugar, que ocupava no ano passado, após avançar duas colocações. O filho do presidente da República está em segundo, acompanhado de perto por Jorge Kajuru (Cidadania-GO), em terceiro. O Podemos, com quatro integrantes, é o que possui mais senadores entre os 15 nomes do topo do ranking. O PT, com três representantes, e a Rede, com dois, vêm em seguida.
Confira aqui o ranking da semana no Senado Federal.
Câmara dos Deputados
A intensa participação do deputado José Medeiros (Podemos-MT) nas redes sociais rendeu-lhe o retorno ao topo do ranking FSBinfluênciaCongresso na semana entre 19 e 25 de janeiro. Com posts diários em defesa do governo Bolsonaro e críticas aos partidos de esquerda, o parlamentar avançou dez posições e alcançou o 13º lugar. Movimento semelhante fez Filipe Barros (PSL-PR), outro integrante da base governista, que chegou a quinta posição após saltar seis colocações.
Por sua vez, a candidatura à presidência da Câmara não ajudou André Janones (Avante-MG) no ranking que mede a influência parlamentar em redes sociais. Nome constante no levantamento, ele perdeu oito posições e estacionou em 12º. Nas duas semanas anteriores, ele estava em quarto. Uma das mais ativas congressistas em redes sociais, a deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) também recuou dois lugares e ficou em 11º.
No topo do ranking, a movimentação mais significativa é de Carlos Jordy (PSL-RJ), que avança há três semanas em direção à liderança. Desta vez, ele ganhou mais duas colocações e atingiu a terceira posição, atrás apenas de Carla Zambelli, em primeiro, e Eduardo Bolsonaro, em segundo, ambos do PSL de São Paulo. O PSL, com oito nomes, mantém-se como o partido com mais integrantes na lista de 20 deputados mais influentes nas redes sociais.
Confira aqui o ranking da Câmara dos Deputados.