(CryptoPunks/Reprodução)
Redação Exame
Publicado em 12 de janeiro de 2024 às 16h04.
Última atualização em 12 de janeiro de 2024 às 16h05.
O suporte para tokens não fungíveis (NFTs) em perfis da rede social X, o antigo Twitter, não está mais disponível. Sem anúncios sobre o caso, a rede social de Elon Musk encerrou a possibilidade que usuários costumavam ter de adicionar seus NFTs ao próprio perfil no X.
Os tokens não fungíveis podiam substituir as famosas fotos de perfil na rede social. Em 2021, o hábito de utilizar NFTs como foto de perfil no que era conhecido como Twitter se tornou muito comum com a popularidade em ascensão de coleções como Bored Ape Yacht Club e CryptoPunks.
Como os NFTs mais famosos também eram os mais valiosos, utilizá-los como foto de perfil sinalizava que aquele usuário não só fazia parte daquela comunidade, mas também possuía condições financeiras privilegiadas no universo cripto.
Por isso, o suporte do X aos NFTs iniciado em janeiro de 2022 fazia sentido para atestar a autenticidade daquela imagem, ou seja, só quem realmente possuía o NFT em questão o utilizaria como foto de perfil de forma verificada.
Atualmente, no entanto, o interesse pelos NFTs vem despencando, junto com o preço mínimo de tokens que chegaram a custar milhões e foram ostentados por nomes como Neymar e Madonna.
Na última terça-feira, 9, o X anunciou uma série de mudanças na rede social. Elon Musk comentou que “muita coisa está acontecendo no X”, mas a retirada do suporte para NFTs não foi comentada.
Apesar da remoção, os NFTs das fotos de perfil de usuários que ainda utilizam a função permanecem disponíveis.
Aproveite todas as possibilidades do mundo crypto. A Mynt ajuda você a explorar o melhor do mercado com segurança e diversidade de criptomoedas. Clique aqui para abrir sua conta.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok