Future of Money

Vereadora de Curitiba propõe uso de criptomoedas no pagamento de IPTU

Vereadora Noemia Rocha citou avanços feitos no Rio de Janeiro e sugeriu que a capital paranaense estude a viabilidade de adotar as criptomoedas em 2023

Habitantes de Curitiba podem ter oportunidade de pagar IPTU em cripto (Booking.com/Divulgação)

Habitantes de Curitiba podem ter oportunidade de pagar IPTU em cripto (Booking.com/Divulgação)

Cointelegraph Brasil

Cointelegraph Brasil

Publicado em 2 de dezembro de 2022 às 09h47.

A Câmara Municipal de Curitiba (PR) aprovou recentemente uma indicação de autoria da vereadora Noemia Rocha (MDB) propondo que a capital paranaense estude a viabilidade de utilizar as criptomoedas no rol das formas de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e outros tributos municipais já em 2023.

A proposta da parlamentar foi encaminhada pelo presidente da Casa Legislativa Tico Kuzma (Pros) ao prefeito Rafael Greca (PSD) para “estudos e providências recebimento de 'ativos de criptomoedas', mediante de credenciamento de empresas especializadas, para pagamento dos tributos municipais.”

(Mynt/Divulgação)

“As criptomoedas se tornaram ativos financeiros de imensa popularidade na economia mundial e já constituem formas alternativas à "estatização da moeda', conforme se observa nas inúmeras operações realizadas por meio do ambiente virtual. Curitiba, como sabemos, é pioneira em ações e mecanismos de inovação tecnológica, dispondo, inclusive, de um polo específico para estudo e desenvolvimento de tecnologia avançada, como é o 'Vale do Pinhão'”, justificou Noemia Rocha.

A autora da indicação lembrou que o município do Rio de Janeiro (RJ) iniciou em outubro o credenciamento de empresas especializadas em serviços de gateway, para recebimento dos pagamentos e conversão das criptomoedas, usadas pelos contribuintes no ato do pagamento, para o real, o que já deverá acontecer no exercício de 2023.

“Desse modo, e em razão do precedente já adotado por município tão importante da federação, e considerando a estrutura já consolidada do município de Curitiba, somada a necessária atualização e modernização dos instrumentos de arrecadação fiscal, primando pela racionalidade, eficiência e voltados à adequação tecnológica, é que formulamos a presente proposição sob a forma de Sugestão ao Executivo para as providências preliminares que se mostrem necessárias”, completou.

Em outra frente, o Rio de Janeiro também entrou no metaverso através da recriação de vários bairros da Cidade Maravilhosa no UpLand.

Comece seu portfólio de criptomoedas. A Mynt é uma empresa BTG Pactual para você comprar e vender crypto com segurança e atendimento 24 horas. Abra agora sua conta e desbloqueie seu mundo crypto.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:CriptomoedasCuritiba

Mais de Future of Money

Austrália processa Binance por expor clientes a "produtos de alto risco"

ETFs de bitcoin podem chegar ao triplo do valor dos ETFs de ouro, diz Bloomberg

Governo dos EUA sanciona operação de lavagem de dinheiro com cripto apoiada pela Coreia do Norte

Metaplanet vê ações despencarem após anunciar novo foco em compra de bitcoin