Exame Logo

USP é a 1ª universidade do Brasil a lançar um portal próprio de metaverso

A Universidade de São Paulo anunciou o lançamento do primeiro portal com experiências imersivas através do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias Interativas (Interlab)

Novas ferramentas de Inteligência Artificial já se tornaram essenciais para potencializar os resultados de marketing (Getty Images/Reprodução)
Cointelegraph

Agência de notícias

Publicado em 8 de dezembro de 2023 às 13h51.

A Universidade de São Paulo (USP) anunciou o lançamento do primeiro portal de metaverso de uma universidade do Brasil. O projeto é idealizado por Romero Tori, coordenador do Laboratório de Pesquisa em Tecnologias Interativas (Interlab) e professor do Programa de Pós-graduação em Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

Embora o portal não seja uma plataforma de metaverso como The Sandbox, Upland, USM ou Decentraland, Tori explica que o portal conta com ambientes diversos de metaverso além de várias ferramentas e conteúdos imersivos.

Veja também

Ele também ressalta que o objetivo da ferramenta é expandir tecnologias inovadoras na educação, como realidade virtual, aumentada e games, desmistificando sua acessibilidade.

Segundo o professor da USP, a educação imersiva aplica mídias imersivas, como a realidade virtual e aumentada, à educação. Ele aponta também que essas tecnologias permitem que os estudantes acessem inúmeras experiências imersivas. Por exemplo, um estudante de Engenharia pode conhecer uma usina nuclear.

"Nossa intenção é ir além dos blogs que apresentam os temas de maneira superficial. Queremos não apenas apresentar um passo a passo, mas reunir uma série de informações úteis tanto para professores que queiram conhecer mais das ferramentas, como usá-las e onde encontrá-las, quanto para pesquisadores que queiram se aprofundar em como está o estado da arte nessa área, além de encontrar grupos de pesquisa", disse.

Tori ressalta a necessidade de se apropriar da tecnologia de maneira consciente e construtiva, da mesma forma que afirma sobre a importância de fomentar iniciativas que ajudem a manter e ampliar a participação da USP no mapa da inovação.

USP e metaverso

Em junho deste ano, a USP se tornou a primeira universidade pública do Brasil a possuir um prédio no metaverso. A instituição estabeleceu um edifício dentro do metaverso da USM, por meio de uma parceria estabelecida entre a instituição e a plataforma baseada em blockchain.

O prédio construído pela USP no metaverso permite diferentes tipos de interação para os usuários e também está aberto para reuniões, encontros e workshops. A parceria foi firmada pela USP no ano passado e como parte da parceria a USP recebeu um terreno no USM metaverso, como um NFT.

Oficial montenegrino planeja extraditar Do Kwon para os Estados Unidos, aponta reportagem
Segundo o professor da USP, Marcos A. Simplicio Jr., esta foi a primeira vez que a USP recebe um NFT como parte de seu patrimônio. Ainda de acordo com o professor, a USP pretende construir diferentes espaços para interação com e entre usuários (alunos, professores, pesquisadores, visitantes, etc).

A instituição revelou que a parceria se dará inicialmente em colaboração com pesquisadores de convênio já firmado, o University Blockchain Research Initiative (UBRI), que já contou com patrocínio da Ripple e tem sede na Escola Politécnica.

Uma nova era da economia digital está acontecendo bem diante dos seus olhos. Não perca tempo nem fique para trás:abra sua conta na Mynte invista com o apoio de especialistas e com curadoria dos melhores criptoativos para você investir.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:MetaversoUSP

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Future of Money

Mais na Exame