Steam anuncia banimento de jogos em blockchain em sua plataforma
Maior marketplace de jogos do mundo incluiu as aplicações em blockchain que emitem ou permitem a negociação de criptomoedas e NFTs na lista de itens proibidos na plataforma
Modo escuro
Deu a louca no gerente! (Divulgação/Divulgação)
Publicado em 15 de outubro de 2021 às, 18h16.
Um dos setores que mais cresceram nos últimos meses no universo dos criptoativos, os jogos em blockchain no formato play-to-earn, como o Axie Infinity, se tornaram uma grande tendência mundial, que é vista por muitos como o futuro dos games. Com isso, milhões de jogadores criaram uma enorme expectativa de que os seus blockchain games favoritos seriam listados nas principais plataformas de jogos, entretanto, a Steam, o maior marketplace de games do mundo, deixou clara a sua posição sobre o tema, vetando a inclusão desse tipo de jogo na sua plataforma.
Em uma atualização da lista de jogos e itens que não devem ser publicados em sua plataforma, a Steam incluiu um novo item que pode abalar a expectativa dos amantes dos criptogames. De acordo com a nova versão da lista, “aplicações construídas com a tecnologia blockchain que emitem ou permitem a negociação de criptomoedas ou NFTs” não podem mais fazer parte da plataforma.
Utilizando a ferramenta Wayback Machine, que permite a visualização de versões anteriores de páginas na internet, é possível visualizar que anteriormente, a lista de proibições na plataforma era composta por apenas 12 itens, e não fazia nenhum tipo de menção à termos como blockchain, criptomoedas ou NFTs.
Os motivos por trás da decisão da Steam em banir estes itens e jogos ainda não foram divulgados pela companhia, entretanto, o perfil oficial no Twitter do jogo em blockchain Age of Rust, que antes poderia ser baixado na plataforma, realizou uma série de críticas em relação ao posicionamento da Steam, afirmando que esses jogos “foram removidos por conter itens que possam ter valor no mundo real” e, que apesar do banimento, os jogos em blockchain ainda representam o futuro da indústria dos games.
Steam's point of view is that items have value and they don't allow items that can have real-world value on their platform. While I respect their choice, I fundamentally believe that NFTs and blockchain games are the future. It's why I started this journey with all of you.
3/4— Age of Rust (@AgeofRust) October 14, 2021
Assim como acontece com as criptomoedas, o aumento da adoção e listagem dos jogos em blockchain nas principais plataformas de games do mundo pode ser um fator extremamente importante para o seu futuro na indústria, principalmente por alcançar um número muito maior de jogadores.
Apesar da posição da Steam, outras grandes plataformas, com milhões de usuários, como a Origin e a Playstation Store ainda não se posicionaram sobre o tema e poderão abrir as protas para esse tipo de jogo. Além disso, mesmo sem o apoio de grandes plataformas, os blockchain games podem prosperar por conta própria, e casos de sucesso como Axie Infinity são prova disso.
Mais lidas em Future of Money
Últimas Notícias
CPI das Pirâmides Financeiras quebra sigilo bancário de corretoras de criptomoedas
Há 19 horasShows de The Weeknd em SP e RJ terão realidade aumentada, NFTs e benefícios exclusivos
Há 21 horasMaior corretora de criptomoedas do mundo anuncia fim de operações na Rússia
Há 21 horas‘Bye bye bitcoin e dólar’: autor de 'Pai Rico Pai Pobre' está otimista com nova moeda; descubra qual
Há 21 horasBranded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Empresas colocam o seguro na jornada de compra do consumidor
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais