Future of Money

Ripple, criadora do XRP, anuncia stablecoin pareada ao dólar e quer liderar setor

Empresa anunciou que paridade será garantida por depósitos em dólares, títulos do Tesouro do governo dos EUA de curto prazo e outros equivalentes de caixa

Ripple é mais conhecida por criar a criptomoeda XRP (Ulrich Baumgarten/Getty Images)

Ripple é mais conhecida por criar a criptomoeda XRP (Ulrich Baumgarten/Getty Images)

João Pedro Malar
João Pedro Malar

Repórter do Future of Money

Publicado em 4 de abril de 2024 às 15h22.

Última atualização em 4 de abril de 2024 às 15h39.

A Ripple anunciou nesta quinta-feira, 4, o lançamento de uma stablecoin própria que será pareada ao dólar. A empresa, que explora diferentes casos de uso para a tecnologia blockchain, é mais conhecida por ter criado a criptomoeda XRP, que está entre as dez mais valiosas do mercado.

Em um comunicado sobre o projeto, a Ripple explicou que a moeda digital será "100% apoiada por depósitos em dólares, títulos do Tesouro do governo dos Estados Unidos de curto prazo e outros equivalentes de caixa" como forma de garantir a paridade com a moeda americana. O nome do ativo ainda não foi divulgado.

A empresa afirmou que a stablecoin deverá ser lançada ainda neste ano, mas o processo dependerá da "aprovação regulatória aplicável". A ideia é que a moeda digital fique disponível nos blockchains XRP Ledger (XRPL) — da própria companhia — e Ethereum, com possíveis expansões para outras redes no futuro.

Monica Long, presidente da Ripple, destacou que "emitir nossa stablecoin no XRP Ledger e na Ethereum servirá como um ponto de entrada crucial para desbloquear novas oportunidades para casos de uso institucionais e DeFi em vários ecossistemas".

"As capacidades nativas do XRP Ledger, incluindo uma exchange descentralizada e um market maker automatizado, foram construídas para utilizar o XRP como ativo-ponte. Trazer uma stablecoin confiável para o XRPL impulsionará mais adoção e desenvolvimento, contribuindo para um ecossistema vibrante", comentou a executiva.

A Ripple também promete uma série de benefícios com a stablecoin, incluindo um foco em soluções para nível empresarial e como forma de pagamento, citando uma "demanda dos clientes da Ripple em mercados emergentes para permitir pagamentos em stablecoin".

A empresa disse ainda que pretende ter um foco em transparência quanto às suas reservas que garantirão a paridade com o dólar e no cumprimento de regulações em diferentes países.

Brad Garlinghouse, CEO da Ripple, disse que o lançamento é "um passo natural para a Ripple continuar a preencher a lacuna entre as finanças tradicionais e as criptomoedas". "Essa mudança também é monumental para a comunidade XRP Ledger, gerando mais casos de uso, liquidez e oportunidades para desenvolvedores e usuários".

Já David Schwartz, chefe de tecnologia da Ripple, disse ao site The Block que o objetivo da empresa é competir com as stablecoins pareadas ao dólar que são líderes do mercado, a USDT e a USDC. Ele comentou que a empresa "adoraria usurpar a dominância da Tether [criadora da USDT]", vendo um espaço para ampliação de opções nesse segmento do mercado cripto.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | TikTok

Acompanhe tudo sobre:CriptoativosCriptomoedasDólar

Mais de Future of Money

Austrália processa Binance por expor clientes a "produtos de alto risco"

ETFs de bitcoin podem chegar ao triplo do valor dos ETFs de ouro, diz Bloomberg

Governo dos EUA sanciona operação de lavagem de dinheiro com cripto apoiada pela Coreia do Norte

Metaplanet vê ações despencarem após anunciar novo foco em compra de bitcoin