Real Digital deve entrar em circulação no final de 2024, diz Banco Central

Moeda digital emitida pelo Banco Central do Brasil deverá começar com títulos públicos até formar ponte com finanças descentralizadas (DeFi)
Projeto é desenvolvido pelo Banco Central (Priscila Zambotto/Getty Images)
Projeto é desenvolvido pelo Banco Central (Priscila Zambotto/Getty Images)
C
Cointelegraph BrasilPublicado em 17/11/2022 às 16:12.

O Real Digital, moeda digital emitida pelo Banco Central, CBDC na sigla em inglês, deverá ser lançado em 2023 em uma versão piloto que deverá durar 18 meses, período previsto para a fase de testes, até ser lançado oficialmente, entre o final de 2024 e começo de 2025.

Foi o que afirmou na última quarta-feira, 16, o coordenador do projeto Fabio Araujo durante o "Encontro Lift [Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas]: Real Digital", evento organizado pelo Banco Central (BC) e a Associação de Servidores do Banco Central (Fenasbac), conforme informações do jornal O Estado de São Paulo.

Na ocasião, o diretor de diretor de Regulamentação do BC, Otávio Damaso, disse que a CBDC brasileira funcionará como um elo entre o sistema financeiro atual e o dos próximos anos, com a presença maior das finanças descentralizadas (DeFi).

(Mynt/Divulgação)

Fabio Araujo disse que os pilotos do Real Digital devem começar com a liquidação de títulos públicos, dentro do ecossistema da CBDC e no âmbito de tratativas com outros bancos centrais, que permitirá, segundo ele, que a instituição tenha uma visibilidade melhor do funcionamento e do que realmente representará a moeda, ao longo de um ano e meio de testes.

“Se tiver com tudo azeitado, o que é muito difícil, no fim de 2024 ou início de 2025 seria lançado. É muito difícil esse cronograma”, explicou.

Por sua vez, Otávio Damaso acrescentou que o Real Digital é parte de um novo sistema financeiro, em construção, que inclui ainda a tokenização de ativos, que é a última etapa deste processo. Ele também elencou a redução de custos, transparência e a possibilidade de extração de valores dos ativos como vantagens da utilização da CBDC.

"O Importante para o BC é que todo desenvolvimento e que o produto final tenha integridade, que é o que vai dar credibilidade e vai trazer crescimento perene. No sistema financeiro, é preciso ter credibilidade e confiança, se não o produto provavelmente vai sumir. Buscamos incorporação de tecnologias, mas de forma íntegra e perene para o Sistema Financeiro Nacional”, disse Damaso acrescentando que o sistema financeiro do futuro será um meio termo entre as finanças centralizadas e descentralizadas.

O Real Digital integra as prioridades do BC para 2023, que inclui ainda o débito automárico por meio do Pix.

Comece seu portfólio de criptomoedas. A Mynt é uma empresa BTG Pactual para você comprar e vender crypto com segurança e atendimento 24 horas. Abra agora sua conta e desbloqueie seu mundo crypto.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok