Future of Money

Putin sugere criar sistema de pagamentos internacionais baseado em blockchain

Presidente da Rússia disse que pagamentos globais estão em risco devido às relações tensas entre o país e o Ocidente

C

Cointelegraph Brasil

28 de novembro de 2022, 11h30

O presidente russo Vladimir Putin criticou o monopólio nos sistemas financeiros globais de pagamento e sugeriu a criação de uma rede de liquidação independente e baseada na tecnologia blockchain. Ele falou sobre o tema durante um discurso em Moscou.

Acesse o melhor conteúdo do seu dia, talvez o único que você precise.

Com uma conta gratuita.

Faça parte

"A tecnologia das moedas digitais e redes blockchain pode ser usada para criar um novo sistema de pagamentos internacionais que será muito mais conveniente, absolutamente seguro para seus usuários e, o mais importante, não dependerá de bancos ou da interferência de terceiros", disse Putin.

Continua após a publicidade

O líder russo ressaltou ainda que está "confiante de que algo assim certamente será criado e se desenvolverá, porque ninguém gosta do ditame dos monopolistas, que estão prejudicando todas as partes, inclusive os próprios monopolistas".

Veja também

Putin também observou que os pagamentos globais e as nações estão em risco devido às relações tensas entre a Rússia e o Ocidente após a invasão da Ucrânia, rotulando as sanções impostas pelos países ocidentais como "restrições ilegítimas".

“O sistema de pagamentos internacionais existente é caro, o sistema e suas contas correspondentes e a regulamentação são controladas por um clube restrito de governos e grupos financeiros”, observou o presidente da Rússia.

Um dia antes do discurso de Putin, a mídia local noticiou que os congressistas russos estão discutindo emendas à legislação existente no país sobre criptomoedas. O objetivo seria estabelecer uma estrutura legal para a criação de uma exchange estatal.

Em 17 de novembro, um projeto de lei foi introduzido na Duma, a câmara baixa do parlamento da Rússia. O texto legalizou a mineração e a negociação das criptomoedas mineradas no país.

O presidente do Comitê de Mercados Financeiros da Duma, Anatoly Aksakov, acredita que a “aprovação da lei trará essa atividade para o campo jurídico e possibilitará a formação de uma prática de aplicação da lei em questões relacionadas à emissão e à circulação de ativos digitais”. Atualmente, as criptomoedas não pode ser usadas para liquidações na Rússia.

Comece seu portfólio de criptomoedas. A Mynt é uma empresa BTG Pactual para você comprar e vender crypto com segurança e atendimento 24 horas.Abra agora sua contae desbloqueie seu mundo crypto.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok

 

 

Continua após a publicidade

Últimas notícias

ver mais

Continua após a publicidade

Brands

ver mais

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais